Duas atitudes que você nunca deve ter com sua pele e cabelo  

Entenda como duas simples atitudes, ao usar cosméticos para a pele e cabelo, trarão mais segurança para eles e isso está ligado a um processo chamado “bioacumulação”        

O tempo todos somos atacados por informação de todo tipo de fonte, com conselhos, muitas vezes desprovidos de qualquer aspecto científico, sobre o que devemos ou não fazer com nosso corpo, pele e cabelos. A internet é democrática e ‘divulga’ qualquer coisa. Mas hoje quero falar de duas atitudes que não mudam, e não devem ser desprezadas quando se fala do que você NUNCA deve fazer com a saúde da sua pele e cabelos.

Continua após publicidade

Atitude 1: nunca exagere

A pele é um órgão vivo e reativo. Se você considerar que a vida de qualquer pessoa, na rotina de cuidados estão presentes diariamente pelo menos 5 produtos cosméticos diferentes, como creme dental, sabonete, shampoo, desodorante e talvez um batom, no caso das mulheres e uma loção pós-barba, no caso masculino. Considerando que em cada fórmula existem entre 5 a 10 ingredientes químicos, fica evidente que só com

aqui você está em contato com 25 a 50 ingredientes químicos diferentes. Muitos deles são sintéticos e não têm nada a ver com as substâncias naturalmente encontradas no seu corpo. Então, já é muita coisa diferente para seu organismo identificar e processar.

Então “menos é mais”, não exagere e use somente o necessário para não sofrer o perigo da “bioacumulação”. Seu corpo acaba estocando em órgãos como o fígado as substâncias químicas em excesso ou não processadas. Este é um bom motivo para não exagerar nos cosméticos.

Atitude 2: nunca use produtos vencidos

As fórmulas cosméticas são compostas de inúmeros ingredientes passiveis de contaminação microbiológica. Portanto, na composição do seu produto de cuidado pessoal também entram conservantes, que nada mais são do que antibióticos que evitam a presença fora do nível seguro de bactérias, fungos e outros patogênicos que podem prejudicar a saúde da sua pele, couro cabeludo e mucosas. Porém, a ação destes antibióticos tem um prazo de validade, que deve ser respeitado com muita severidade, já que após essa data a segurança de uso vai por água abaixo e pode haver um crescimento invisível a olho nu de microorganismos nocivos.

Acostume-se a olhar o prazo de validade de itens que você não usa sempre, como itens de maquiagem, entre estes, sombra para olhos, Glitter, lápis para olhos, lábios e sobrancelhas; além de outros que costumam vir acondicionados em embalagens bem pequenas e difíceis de enxergar a data de validade.

Como estes cosméticos são aplicados muito próximo das mucosas labial e ocular, há uma grande chance de penetrarem nessa região e causarem distúrbios que vão de conjuntivite a dermatites. Pode parecer óbvio, mas sempre é bom relembrar essas regrinhas básicas de segurança para o maior órgão do seu corpo: a pele.

Continua após publicidade

É engenheira química especializada em Cosmetologia. Tem 47 anos de experiência como formuladora de cosméticos. Atuou em empresas líderes no setor. É autora do livro Beleza Inteligente (Madras). Mais informações: www.belezainteligente.com.br