por Ana Maria Costa
O que é TEI – Transtorno Explosivo Intermitente?
Resposta: Dificuldade em resistir a impulsos agressivos. A agressividade é expressa de forma totalmente desproporcional a qualquer provocação ou evento estressor. São conhecidos como pessoas de pavio curto ou explosivas.
Qual é a causa do TEI?
Resposta: O TEI sugere que a presença de fatores psíquicos, sociais e ambientais são revelevantes para o seu surgimento.
É comum histórias com relatos de violência doméstica, onde a criança foi vítima de pais agressivos, alcoólatras ou ainda vítima de abandono. Dessa forma podemos dizer que esse transtorno é causado por vários fatores.
O TEI é hereditário?
Resposta: É possível encontrarmos outros membros da família com o mesmo problema ou outros problemas psiquiátricos de mesma ordem.
Com que idade esse transtorno aparece?
Resposta: O TEI pode surgir no final da infância, durante a adolescência ou ainda na fase adulta.
Quais são os sentimentos dos portadores?
Resposta: O portador de TEI sente culpa, vergonha e arrependimento após seus atos.
Quais são os prejuízos na vida dos portadores?
Resposta: Isolamento social, evitam lugares onde possam perder o controle como: festas, ambiente de trabalho, escolas, faculdades, etc.
Devido a brigas podem apresentar problemas junto à Justiça (prisões), ação judicial e internações em hospitais.
Podem perder emprego e ou deixar de estudar.
Com tantos prejuízos podem desenvolver um quadro depressivo importante e procurar refúgio nas drogas e no álcool.
Como podemos identificar uma pessoa portadora de TEI?
Resposta: Esse diagnóstico só pode ser realizado por um médico psiquiatra. Mas é possível que no ambiente familiar, as pessoas possam suspeitar que algo não vai bem devido aos comportamentos agressivos.
Existe tratamento para esse tipo de transtorno?
Resposta: Sim é possível controlar o impulso agressivo, através do uso de medicação e tratamento psicológico. É fundamental que o individuo amplie seu tempo interno e possa avaliar melhor as situações para escolher uma melhor atitude.
Onde procurar ajuda?
Resposta: O Hospital das Clínicas mantém um serviço totalmente gratuito para portadores de TEI maiores de 18 anos. Fora esse serviço é recomendado procurar psicólogos e psiquiatras especializados no transtorno.