É certo a avó dar muitos doces aos netos?

E-mail enviado por uma leitora:

“Quando meus filhos vão para a casa da avó, há uma liberação geral de guloseimas. A avó adora fazer doces e os faz muito bem: cocadas, bolos, pé-de-moleque, pudim… Como só libero doces aos finais de semana, acabo ficando de má. Como lidar com essa situação?”

Continua após publicidade

Resposta: Eu entendo que você queira manter uma dieta saudável para os seus filhos. Mas esse é o papel da mãe e não de avó. A avó já criou os próprios filhos e chegou a hora de “estragar” um pouco os netos. É muito bom que os teus filhos tenham boas lembranças da avó. Para que não tenha muita briga, você pode dizer que na casa da vovó os doces são liberados e o açúcar também.

Mas em casa os teus filhos irão seguir uma dieta mais saudável para o próprio bem-estar deles. As crianças desde muito cedo sabem diferenciar os hábitos de uma casa e de outra. Você também pode conversar com a sua mãe ou sogra e explicar que muito açúcar pode fazer mal para os seus filhos.

Peça para que ela diminua um pouco os doces. Você também pode dar ideias de pratos mais saudáveis e que não contenham tanto açúcar. Dê umas receitas sem muito doce, que todos possam cozinhar juntos quando estiverem na casa da avó.

Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicopedagogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade