É conveniente perguntar a ele: quais são suas intenções?

por Anette Lewin

“E também dizer quais são as minhas. Dizer que estou disposta a somar, a ajudar no que for preciso. Ou isso assusta e afasta a pessoa?”

Continua após publicidade

Resposta: Você afirma que, por enquanto, está se relacionando com um homem sem compromisso sério.

Sua pergunta sinaliza que você gostaria de ter um compromisso sério com ele e acredita que, perguntando quais são suas intenções e se colocando como alguém que quer “ajudar” e “somar” pode resolver suas ansiedades e dar ao relacionamento o status que você quer que ele tenha. Certo?

Bem, perguntar não ofende, mas nesse caso não resolve. Evite fazer esse tipo de pergunta. A resposta que você obterá provavelmente não diminuirá sua ansiedade. Sabe por quê? Porque as intenções de cada um, em relacionamento amoroso, são percebidas pelo que as pessoas envolvidas fazem, não pelo que falam, principalmente em questionamentos de pressão como o que você pensa em fazer. Lembre-se que se você fizer esse tipo de pergunta, é muito fácil para ele dizer que tem “sérias intenções” para continuar se relacionando com você. Sem compromisso! Ou, frente a esse tipo de questionamento ele pode se assustar e… sumir! Ou ainda ele pode sentir que você está focada em casamento, filhos etc. e não na pessoa dele. E ninguém gosta de se sentir usado, não é?

Relacionamento se constrói aos poucos e o compromisso entre as pessoas se estabelece através da vontade mútua de construir uma vida em comum. E isso mais se sente do que se fala.

Continua após publicidade

Definição formal de um relacionamento é consequência

A definição formal do relacionamento deve ser consequência de um processo e não ponto de partida para ele. A não ser em sociedades onde os casamentos são arranjados, o que não é o seu caso. Assim, tente preencher seu relacionamento com bons momentos, fatos significativos, histórias interessantes vividas a dois; faça com que essa relação cresça, amadureça e adquira uma proporção tão intensa que os sonhos de futuro sejam sua válvula de escape e aconteçam como consequência da vontade de ambos.

Não se esqueça também de avaliar o que você mesma quer do relacionamento. Embora você diga que já definiu que é com este homem que quer um compromisso sério, será que você já o conhece suficientemente bem para ter certeza disso? Quais são as características dele que agradam? Quais são seus defeitos? Sim, pois ele deve tê-los! Como você lidaria com esses defeitos numa relação estável? Tudo isso é importante para que você se envolva nesse relacionamento com certezas adquiridas através da observação e da reflexão sobre essa pessoa e não meramente pelo desejo de estar namorando seja com quem for. Essa certeza pode ajudar você a transmitir confiança para seu parceiro e torná-lo mais disposto a continuar ao seu lado.

Continua após publicidade

Formatos diversificados de relacionamento amoroso dificultam definir status da relação

Vivemos num momento em que os relacionamentos amorosos assumem formatos diversificados e as pessoas tendem a demorar mais para definirem qual o que lhes serve. Assim, viva intensamente cada um dos momentos que esse relacionamento lhe proporciona e evite ficar se preocupando demais com o futuro. Saiba ter a paciência necessária para construir uma relação com bases solidas e não com palavras fluídas.