Da Redação
Segundo a professora de Psicologia da PUC de São Paulo, especializada em adolescentes, Ceres Araujo, é na adolescência que está o germe da criatividade do ser humano. E exercitá-la é um fator de proteção no desenvolvimento psíquico do adolescente.
Mas numa via contrária há os fatores de risco.
“Muitos estudiosos da Psicologia, da Sociologia e da Pedagogia principalmente, vêm descrevendo fatores relacionados à nossa época como determinantes para as patologias encontradas, no que se refere, atualmente, aos adolescentes. São elencados entre eles: o uso excessivo dos eletrônicos, a falta de convívio e relacionamento adequados com os pais, a falta de bons professores, a falta de modelos íntegros e respeitáveis para se identificarem, o crescimento da violência nas cidades e nas escolas, a falta de ética e princípios da nossa sociedade atual…”, elucida a psicóloga.
Fatores de proteção: afeto, criatividade, segurança e senso crítico
Mas para Ceres, no que se refere aos fatores de proteção, verifica-se que os adolescentes que conseguem se adaptar melhor às mudanças da idade são aqueles que receberam dos pais, afeto e segurança durante a infância, que aprenderam a lidar com limites e frustrações, que internalizaram um sistema de valores, normas e princípios de conduta e que adquiriram confiança e segurança em si mesmos. São adolescentes que encontraram em seu entorno, estruturas familiares, sociais e culturais suficientemente boas, as quais reconheceram neles o valor, a competência e a viabilidade de sua existência como seres únicos. Ser reconhecido e valorizado frente a seus recursos, potencializa no jovem a possibilidade de transformar dificuldades ou adversidades em desafios e enfrentá-los.
Dentro dessa perspectiva, estimular a criatividade e o senso crítico do jovem é extremamente salutar.
Olhar fotográfico
Nesse sentido, a Prefeitura de Juiz de Fora oferece gratuitamente a oficina “Olhar Fotográfico” que terá dez encontros de duas horas cada, sempre aos sábados, a partir de 14 de abril. O objetivo central da iniciativa é aguçar o olhar crítico sobre o que está à volta: “Só a vontade de conhecimento e a abertura para novas formas de enxergar o mundo são suficientes.“, explica um dos coordenadores do projeto Luiz Fernando Priamo. Ele completa: “Queremos mostrar o que é preciso para pensar uma fotografia, antes de pegar na câmara e mexer no equipamento propriamente dito.”
Serviço: “Olhar Fotográfico – Oficina de Fotografia Criativa para Adolescentes”.
Inscrições: abertas a partir 19 de março.
Local de inscrição: na secretaria do CEU (Avenida Juscelino Kubitschek, 5.899 – Benfica).
Inscrição inteiramente gratuita, inclusive com cessão do material necessário, será ministrada por Marcelo Viridiano, do projeto “Núcleo 2”, no Centro de Artes e Esportes Unificados “Coronel Adelmir Romualdo de Oliveira” (Praça CEU). Inicialmente, serão disponibilizadas dez vagas para adolescentes a partir dos 13 anos, e os inscritos passarão por seleção e, se houver demanda, novas turmas poderão ser criadas.
A oficina “Olhar Fotográfico” terá dez encontros de duas horas cada, sempre aos sábados, a partir de 14 de abril.
Informações pelo telefone 3218-1020.