É normal demorar fisioterapia para tratar bursite?

E-mail enviado por uma leitora:

“Faço fisioterapia há dois meses para tratar bursite nos tornozelos e nos joelhos. Embora haja alguma melhora, a dor vai e vem. O tratamento é feito com ultrassom, massagem e exercício. Estou em dúvida se continuo a fazer fisioterapia ou se procuro um tratamento alternativo. Eu achei que em dois meses já poderia ter resultados satisfatórios. É normal fazer fisioterapia por um período longo?”

Continua após publicidade

Resposta: Em geral, as lesões dos tendões e respectivas bursas (bolsas sinoviais, que absorvem o impacto e tração dos tendões) possuem um tempo de recuperação e tratamento de aproximadamente, de 6 a 12 semanas, dependendo da extensão da lesão, idade do paciente e atividades de vida diária do mesmo.

Como se dá a recuperação  

Tendões e bursas são compostas por células, chamadas condrocitos. Para ter uma noção, uma célula da pele, por exemplo, se regenera em 10 dias. Se você cortar o dedo, em 10 dias haverá uma célula de pele novinha por ali. O condrocito quando lesado, por algum trauma de esforço repetitivo ou carga, se regenera em 4 a 6 semanas, no mínimo. Se o local da lesão, ficar em repouso (ativo, pode mexer, mas sem esforço) a recuperação será uma beleza. Mas se a região for solicitada diariamente, como nos casos dos joelhos e tornozelos, obviamente a cada fase de regeneração, no movimento (indesejado, no caso) haverá uma reincidência de lesão, o que chamamos de agudização da lesão. Toda vez que há uma etapa de cura, há uma etapa de lesão aguda no local. Simplesmente por esta razão, o tempo de tratamento de fisioterapia conservadora é superdemorado e requer paciência extra do paciente.

Tratamentos alternativos como acupuntura são ótimos para melhorar o limiar da dor, mas não para acelerar o metabolismo da célula lesada.

Continua após publicidade

Benzimentos e orações são bem-vindos para acalmar o paciente…

Atenção!

Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um fisioterapeuta e não se caracteriza como sendo um atendimento.