por Danilo Baltieri
“A literatura científica abunda em registros de complicações graves e fatais do consumo de cocaína (e de outras drogas) entre os chamados usuários recreativos”
Resposta: Existem várias e diferentes definições de uso recreativo de drogas.
No mais das vezes, esse uso é definido como o consumo esporádico, embora regular, de drogas com a finalidade de diversão e entretenimento. O termo tem sido comumente utilizado para descrever o uso das chamadas “club drugs” (ecstasy, metanfetaminas, álcool, cafeína, alguns benzodiazepínicos: ansiolíticos e calmantes) que são utilizadas apenas em festas, especialmente “raves”.
De qualquer forma, quaisquer drogas podem ser utilizadas “recreativamente”, desde que o uso seja regular, restrito a determinados ambientes, e que não configure abuso ou dependência.
Grande parte dos estudos científicos desenvolvidos com usuários recreativos descreve essa população como usuária de múltiplas substâncias, especialmente álcool e maconha, consumindo-as essencialmente em situações de festas e entretenimento.
Apesar disso, não existe nível seguro para o consumo dessas substâncias. Também, alguns estudos apontam que dentre os usuários que se autodescrevem como “recreativos”, apenas 23% de fato não apresentam sinais de abuso ou dependência de substâncias.
A literatura científica abunda em registros de complicações graves e fatais do consumo de cocaína (e de outras drogas) entre os chamados “usuários recreativos”. Até mesmo quando complicações físicas ou psiquiátricas imediatas não ocorrem, a literatura científica registra a existência de múltiplos déficits neuropsicológicos relacionados ao consumo recreativo da cocaína, principalmente em termos de memória imediata, controle inibitório cerebral e flexibilidade mental.
Desta forma, vale muito a pena rever sua forma de obter prazer e relaxamento. Provavelmente, o que você está fazendo não está adequadamente associado com bem-estar, dentro de um contexto de saúde física e mental.
Abaixo, forneço interessante referência sobre o tema:
Colzato LS, van den Wildenberg WP, Hommel B. Reduced attentional scope in cocaine polydrug users. PloS one. 2009;4(6):e6043.