É possível conciliar ganho de massa muscular, peso e altura?

por Simone Sarti

"Tenho 1,80m, peso 65kg, 31 anos. O que devo fazer para ganhar massa muscular e ficar em equilíbrio entre peso e altura?"

Continua após publicidade

Resposta: De acordo com o índice de massa corporal (IMC), que é uma medida internacional adotada pela OMS (Organização Mundial de Saúde), usada para calcular se uma pessoa está no seu peso ideal, você está dentro da normalidade entre peso e altura, que é entre 18.5 e 24.9.

Esse IMC é conseguido dividindo o seu peso (em kg) pela sua altura ao quadrado(em metros).

No seu caso: 65 dividido por (1.80×1.80).

Já para a massa muscular, precisamos de outras medidas. Isso porque através do IMC não é possível diferenciar os componentes gordura e massa magra, o que pode inclusive, algumas vezes, resultar em um índice que não é real. Por exemplo, uma pessoa musculosa tem seu peso aumentado e pode assim ser classificada com sobrepeso.

Continua após publicidade

O ideal seria fazer uma avaliação da composição corporal, que permite medir separadamente a massa magra e a de gordura. Dessa forma, sim, você vai poder saber se está havendo um equilíbrio entre as diversas medidas e estruturas e assim terá como montar um programa de exercícios e alimentar que vá ao encontro de suas reais necessidades.

Essas avaliações são feitas nas academias ou em clínicas especializadas em avaliação física. Existem vários tipos, como: medidas de dobras cutâneas, bioimpedância, ressonância magnética, DEXA, etc e você deve avaliar qual será mais viável considerando, local, custos, etc. De posse desses resultados o professor de educação física e um nutricionista terão ferramentas precisas para montar o programa ideal para seus objetivos.