por Simone Sarti
Resposta: Sim e além de enrijecer, o exercício com pesos é a forma mais eficiente e que trará resultados mais rapidamente.
Para um melhor resultado, é recomendável que se trabalhe todos os músculos e de formas diversas, pois existe uma grande variedade de exercícios para essa região.
Além da estética, trabalhar os glúteos é importante, pois dá estabilidade ao quadril, aos joelhos e também ajuda a fortalecer o *assoalho pélvico, uma vez que estão conectados entre si.
Os exercícios de 4 apoios no solo (cotovelos e joelhos), apesar de serem os mais populares para glúteos, não são os mais eficientes. Eles devem ser incluídos no seu treino, mas os agachamentos são os que trazem melhor resultado.
O agachamento com peso trabalha toda a musculatura dos membros inferiores: músculos anterior e posterior da coxa, um pouco de panturrilha (batata da perna), glúteos principalmente e dependendo da distância entre os pés, também os internos da coxa. Apesar de parecer um movimento simples, ele deve ser realizado com cautela. A postura, o equilíbrio são muito importantes, detalhes com relação a posição da coluna vertebral, dos joelhos e pés devem ser observados atentamente.
Portanto, não saia fazendo os exercícios sem consultar um profissional, do contrário você pode acabar com alguma lesão ao invés de bons resultados.
A forma como o programa de exercícios será montado, também faz diferença. Ele deve respeitar o grau de condicionamento e força do aluno e progredir gradativamente de forma que se possa aumentar os pesos de tempos em tempos para um excelente resultado. Número de vezes na semana e intervalos também devem ser planejados, pois o excesso de exercícios ou cargas incorretas podem resultar em problemas como por exemplo a conhecida “síndrome do **piriforme”que é causada entre outras coisas pelo excesso de exercício ou de repetições.
Cargas (pesos) incorretas, não quer dizer necessariamente quilos a mais. Alguns grupos de músculos precisam de “muito peso” para enrijecer ou hipertrofiar (caso do glúteo), porém essa quantidade é diferente para cada pessoa. O que é considerado pesado para um indivíduo, pode ser leve para outro. O correto é então, “adequar”.
Portanto mais uma vez, o treino deve ser montado e acompanhado de forma particular e por profissionais capacitados.
* O assoalho pélvico consiste em um conjunto de músculos, ligamentos e tecido de sustentação que reveste a abertura inferior da bacia. Os músculos do assoalho pélvico estão localizados entre as coxas, na região dos genitais.
**O piriforme é um músculo que se origina na pelve e vai até o fêmur. Ele pode “prender” o nervo ciático, quando muito volumoso, causando bastante dor.