É possível evitar a traição no relacionamento?

Sobre ser possível evitar a traição no relacionamento, há indicadores que mostram como anda o grau de envolvimento na relação. Listamos 6 deles.

Ser traído pode deixar marcas emocionais irreparáveis, inclusive, impedindo que o relacionamento se mantenha. Sem contar que a dor de ser traído pode ser levada para futuros relacionamentos.

Continua após publicidade

Muitas pessoas buscam explicações para entender os motivos que levam à traição. Fato é que a traição acontece com alguma frequência nos relacionamentos. Então, cabe a nós psicólogos, conduzirmos essa delicada questão da melhor forma possível em favor dos envolvidos.

O relacionamento que sofre uma traição pode passar por consequências desastrosas e este pode ou não ser recuperado. Mas isso vai depender das condições e recursos para o enfrentamento desse acontecimento.

É possível evitar a traição no relacionamento?

Não há garantias de como evitar uma traição no relacionamento, mas há indicadores que demonstram o grau de envolvimento no relacionamento.

6 indicadores de como anda o grau de envolvimento na sua relação

  1. Na convivência com o seu par é que você terá oportunidade de saber tudo sobre como ele é verdadeiramente. Verifique como anda a proximidade e intimidade entre vocês.
  2. Só podemos ficar bem e tranquilos, se tratarmos de tudo que seja importante para cada um e para o par com toda transparência e honestidade. Não podem existir dúvidas ou faltar clareza entre ambos.
  3. A intimidade física cotidiana e sexual precisa acontecer de forma natural e agradável. O distanciamento físico não é bom para o par e pode ser um precedente negativo.
  4. Conhecer o par a fundo é sempre um aspecto importante para que a empatia seja exercitada. Ou seja, para que se possa se colocar verdadeiramente no lugar do outro. Dessa forma, entender o que se passa com o seu par, pode ser tranquilizador para ambos.
  5. A comunicação sempre é o indicador de como vão as coisas entre o par. Então, se ela flui bem, sinal de que as coisas estão bem. Mas se a comunicação fica truncada e pouco assertiva, pode ser um indicador de desentendimento ou afastamento. Então, é hora de cuidar da relação.
  6. Alimentar sentimentos negativos dentro de você pode ser um indicador de insegurança e desconfiança. Assim, siga sempre o caminho firme e real. Por isso, desprenda-se de ideias e de pensamentos hipotéticos.

É sempre de bom tom, caso o tema seja complicado para o par, buscar uma psicoterapia, isso poderá ser de grande ajuda. Então, não espere as condições entre vocês se agravar para depois resolver.

E pra finalizar, viva o seu relacionamento com intensidade, sem medos ou receios. Ame muito e seja feliz!

Continua após publicidade

Eduardo Yabusaki - Psicólogo e Sexólogo Especializado em Terapia Comportamental Cognitiva, Terapia de Casal e Terapia Sexual. Coordenador do Curso de Sexologia Clínica ministrado em diferentes cidades há mais de 15 anos. Docente convidado do Curso de Fromação em Sexologia Clínica de BH. Responsável pelo www.vidadecasalbh.com.br