por Simone Sarti
Resposta: Vamos definir anabolismo: São processos metabólicos que implicam na construção de moléculas, a partir de outras. Por exemplo, síntese de proteínas, síntese de ácidos graxos, síntese de hormônios.
Então quando você se alimenta adequadamente, ou quando você descansa após um treino, você anaboliza, porque você se recupera, se reconstrói. O termo anabolizar é estimular o crescimento, assimilar, construir. Pode se considerar anabolizantes, a alimentação, o sono, suplementos nutricionais, etc.
Ao que você se refere, são os esteroides anabolizantes. Esses são drogas sintéticas, fabricadas para substituírem o hormônio masculino quando necessário em determinadas patologias. Elas ajudam no crescimento dos músculos (efeito anabólico) e das características masculinas (efeito androgênico). São drogas ilícitas e só devem ser vendidas com indicação médica. Infelizmente, são usadas indiscriminadamente, como forma de potencializar o aumento da massa muscular nos programas de hipertrofia, mesmo sabendo sobre as graves consequências e riscos.
Com relação à sua pergunta, o ganho de massa muscular irá acontecer sempre que você estiver treinando adequadamente para esse objetivo; pois cada objetivo (emagrecimento, aumento de massa muscular, definição, etc ) exige um programa de exercícios diferente em número de séries, repetições, intensidade, volume e etc; juntamente e especialmente combinados com alimentação adequada, se necessário, uma suplementação e sono suficiente.
O que não podemos deixar de lembrar, é que cada indivíduo tem seu grau de aumento de massa muscular determinado geneticamente. Portanto, uns são mais favorecidos nesse sentido, outros menos.