Se o seu marido olha para outras mulheres, veja como fazer um exercício de empatia e como conduzir uma conversa com ele
E-mail enviado por uma leitora:
“Meu marido olha muito para outras mulheres na minha frente. Isso me deixa triste. Já conversei com ele, mas não tem jeito. O que devo fazer?”
Resposta: Realmente essa situação deve gerar bastante desconforto em você, e claro tristeza, como você já disse.
Faz sentido você ficar triste, mas não existe uma fórmula mágica para o seu marido mudar o comportamento. Todos nós só mudamos um comportamento quando temos uma crítica sobre ele, exemplo: “Não gosto de como meu filho fala com outras crianças.” Então, digo para meu filho que ele precisa ser mais amigável e educado com os colegas e que assim as crianças vão querer brincar com ele, ao invés de excluí-lo da brincadeira.
Se meu filho escuta o que eu digo (crítica) e pensa no que eu disse, isso lhe gera algum desconforto ou então percebe que existe um pouco de verdade no que eu digo. A partir daí, ele reflete e pode mudar o comportamento.
Para a pessoa mudar, isso em tudo na vida, precisa ter um reconhecimento de sua ação ou pensamento. Por outro lado, se não reconhece, é muito raro a mudança.
E quando o marido olha para outras mulheres?
Quando você afirma que seu marido olha para outras mulheres, estou partindo do pressuposto que ele assuma esse comportamento. Logo, a sua crítica poderia trazer reflexão, mas pelo o que você conta, ele permanece no mesmo comportamento. Logo, para ele então, realmente não faz muito sentido parar de olhar.
Agora se ele nega que olha e você acredita que ele olha, aí é uma situação diferente.
Vamos partir do pressuposto que ele esteja falando a verdade, o que te faz se preocupar tanto com o olhar dele? Você não se sente segura na relação? Medo de ser traída?… Se for isso, precisa averiguar a sua insegurança ou medo de traição.
Agora, se ele realmente olha e diz que não olha, fica difícil saber no que confiar, se é na fala ou nos olhos. Se for isso, converse mais, fale sobre suas inseguranças e o quanto isso te deixa mal.
Exercício de empatia
Pergunte para ele o que ele faria se fosse ao contrário: se você olhasse para outros homens o que ele sentiria? Se negasse que estava olhando e realmente estava, como ele se sentiria?
Talvez fazer com que ele mude de papel com você possa ajudá-lo a refletir. E talvez você também possa inverter de papel com ele, e se perguntar no papel dele: para que eu olho para outras mulheres? Por que preciso olhar para outras mulheres?
Boa sorte, espero que você consiga melhorar essa tristeza que está sentindo. Espero ter ajudado.
Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.