E quando a relação sai do ‘modo-segurança’?

E-mail enviado por uma leitora:

“Oi sou casada há quase cinco anos. Nos damos muito beeem em vários sentidos… mas nos últimos dias ando tendo muito ciúme do meu marido. Reparo que ele olha pra outras mulheres coisa que eu não ligava, mas agora não estou gostando, o que pode ser? E o que faço pra acabar com esse ciúme besta?”

Continua após publicidade

Resposta: Apesar de você e o seu marido se darem muito bem, parece que o seu modo de segurança no relacionamento se perdeu do modelo seguro de funcionamento como casal que vocês mantinham. Vale esclarecer que, o ciúme saudável acontece diante de uma ameaça real, ou seja, quando algum gesto ou comportamento da pessoa amada ou de terceiros provoca receio ou preocupação com fundamento. 

Porém, motivado pelo medo de perder a atenção pessoa amada, sem nenhuma ameaça real, o ciúme pode se tornar doentio e destrutivo. O que diferencia o ciúme saudável do doentio é que no primeiro caso o sentimento pode ser controlado sem prejudicar relacionamento. Já no segundo caso os prejuízos se tornam inevitáveis entre as pessoas envolvidas.

Por que você se sente insegura?


Então, procure observar como você está nesse momento da sua vida e quais as coisas que não estão acontecendo como você gostaria. Ou seja, procure notar que aspectos da sua vida estão te deixando insegura ou frustrada. Até para não ficar focada no que não te incomodava antes e voltar a sua atenção para questões que você pode lidar com você mesma.

Vale lembrar que olhar pessoas à volta não invalida o que o seu marido sente por você. Enfim, busque recuperar o modo anterior de segurança que vocês mantinham na vida a dois para a manutenção do carinho e do amor mútuos. Também não hesite em procurar ajuda psicológica caso o seu sentimento de ciúme persista.

Continua após publicidade

Atenção!

Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.