É um erro confundir monogamia com bondade

por Anette Lewin

"Fui casada com um homem 15 anos mais velho. Ficamos juntos 4 anos, fui a quarta esposa dele. De repente, ele chegou em casa e pediu a separação. Estamos separados há um ano e meio e ele já se casou de novo. Existe uma explicação para isso, já que ele é uma pessoa boa?"

Continua após publicidade

Resposta: Sua questão é muito interessante, uma vez que levanta a associação que se faz em nossa sociedade entre um "homem bom", como você diz, e um homem que fica com uma esposa só durante toda a vida.

Parando para refletir, se todos os homens tivessem instintivamente tendência à monogamia não precisaríamos de leis que "premiam"quem fica casado e que "punem"quem se separa. Mas a tendência não é essa. Até entre os animais, os machos, com raras exceções, tendem a ter várias fêmeas. Isso, dizem os estudiosos, para garantir a perpetuação da espécie, uma vez que a fêmea tem certeza que o concepto é seu, pois ela o gera, já o macho…

No seu caso, seu ex-marido prefere um casamento por vez, ao invés de ter relações paralelas como muitos fazem. É uma escolha dele. Isso não faz dele necessariamente uma má pessoa. É apenas uma tendência pessoal dele. Essa tendência, aliás, você já conhecia quando se casou, pois foi a quarta esposa.

Tente guardar desse casamento o que ele te ofereceu de bom ao invés de julgar ou guardar mágoa. Siga em frente, mas lembre-se, numa próxima escolha afetiva, que pessoas que se casam várias vezes tendem a repetir esse comportamento.

Continua após publicidade

ATENÇÃO: As respostas do profissional desta coluna não substituem uma consulta ou acompanhamento de um profissional de psicologia e não se caracterizam como sendo um atendimento