E-mail enviado por uma leitora:
“Sou separada e tenho uma filha de cinco anos. Minha prioridade na vida é educá-la bem! Aos sábados, costumo deixá-la ao anoitecer na minha irmã, para receber o meu namorado em casa, para termos liberdade; e a apanho no domingo para almoçarmos. Minha filha não reclama… parece encarar com naturalidade. Mas sinto um sentimento de culpa, remorso. Há razão para isso? Ou só se ela começar a reclamar? Isso pode ser negativo de alguma forma na sua vida adulta, gerar nela algum tipo de sentimento de rejeição?”
Resposta: Acho que a sua preocupação é a de muitas mães separadas. Acho que a sua filha não reclama, pois sente que você esta feliz quando é o fim de semana e que está respeitando a relação de vocês. Quando você demonstra que tem tempo para ela e também para você, faz com que sua filha fique mais segura e não precise reclamar. Além disso, ela parece estar se divertindo na casa da tia.
É muito importante que os pais tenham o seu espaço e as crianças também. A sua filha está sentindo que é amada, mas que de vez em quando a mamãe precisa ter o seu espaço. Você deve estar demonstrando que esta feliz e no domingo deve estar muito tranquila quando for pegá-la. Quanto a você e o seu namorado estarem juntos sem a sua filha, também acho bom. Assim vocês têm espaço para evoluírem no relacionamento, e quando for o momento adequado, ele poderá conhecer a sua filha de uma maneira mais segura. Os filhos ficam mais tranquilos e felizes se veem que os pais estão felizes e seguros.
Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um psicopedagogo e não se caracteriza como sendo um atendimento.