por Jou Eel Jia
Na gravidez ocorrem várias alterações de ordem fisiológica, orgânica, energética e emocional. A acupuntura possui ação eficiente sobre tais sintomas.
O Prof. Dr. João Bosco Guerreiro da Silva (Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto) realizou estudos que comprovam isso.
A acupuntura trabalha os pontos meridianos (pontos de energia do organismo) para adaptar o organismo da grávida a essa nova situação.
Fazendo acupuntura melhora-se o estado físico geral, psíquico e emocional trabalhando sobre uma série de alterações metabólicas desse período, regulando hormônios, sistema digestivo, taxa de açúcar, colesterol, ácido úrico,etc.
Mas a acupuntura vai além disso, pois as alterações fisiológicas também agem sobre o feto, se a mãe estiver bem, o feto também fica bem.
Enjoo, inchaço e ganho de peso
No primeiro trimestre a gestante costuma ter enjoos e sessões de acupuntura podem sanar o problema.
A partir do sexto mês, devido à retenção de líquidos no organismo, a gestante começa a inchar. Para liberar esse líquido retido, bem como as toxinas acumuladas no organismo, recomenda-se chá de cavalinha, de cana do brejo e de cabelo de milho.
A mulher costuma engordar durante a gravidez, isso acontece por causa das alterações metabólicas e da ansiedade. Mais uma vez se faz presente aí a eficácia da acupuntura devido à sua atuação sobre o corpo e o estado psíquico.