A emoção é um processo biológico administrado pelo nosso cérebro. Ela é fundamental para nossa adaptação e sobrevivência como espécie.
Reconhecer a repressão das próprias emoções já é um importante passo a ser tomado.
Pergunte-se: o que estou ganhando ao reprimir minhas emoções? Como já falamos várias vezes, todos nós sentimos emoções “desconfortáveis”. Afinal, toda emoção tem um papel em nossa sobrevivência. No entanto, é perfeitamente possível aprendermos recursos e técnicas para lidar com essas emoções.
Como você se relaciona com suas emoções
A maneira como você pensa a respeito de emoções negativas influencia o modo como você se sente e o modo como se comporta perante elas. Por exemplo: se você pensa que emoções desconfortáveis são uma inconveniência e um sinal de fraqueza, você se sente frustrado diante delas e as reprime. Isso pode virar um hábito, e a melhor maneira de quebrar esse hábito é identificando quando isso ocorre.
É importante sabermos que lidar com as emoções é um comportamento que pode ser aprendido. Busque saber qual é o objetivo de sentirmos as emoções que sentimos, qual a função de uma emoção positiva e de uma negativa etc.
A emoção é um processo biológico administrado pelo nosso cérebro. Ela é fundamental para nossa adaptação e sobrevivência como espécie.
A raiva, por exemplo, nos prepara para atacar, enquanto a alegria nos prepara para fazer alguma coisa.
O filme Divertidamente explica tudo isso com uma abordagem divertida e gentil.
Assista alguns trechos do filme:
Assim, desconstruímos os mitos que indicam que as emoções são ameaçadoras e os substituímos pelo conhecimento de que elas são importantes e úteis.