por Ana Maria Costa
Você sabia que pessoas explosivas podem ter um transtorno mental?
“As pessoas chamadas de pavio curto ou explosivas que reagem de forma DESPROPORCIONAL às situações do dia a dia, podem ter um transtorno mental, onde há excesso de agressividade física e ou verbal, é preciso ficar atento”
Explosões, ataques de fúria e brigas são comportamentos que podem ser característicos de um transtorno mental chamado de TEI – Transtorno Explosivo Intermitente.
Os portadores desse transtorno (TEI) quando são contrariados ou se sentem provocados não conseguem controlar o impulso da agressividade. Essa falta de controle pode gerar reações como:
a) ataques explosivos com agressões verbais e ou físicas
– Não importa onde e nem com quem a raiva e agressão são expressas sem controle;
b) arremessar ou quebrar objetos pessoais ou de terceiros, destruir patrimônios públicos
– Arremessam celulares na parede, destroem catracas de estacionamento quando demoram para abrir, destroem o computador, TV, chutam máquinas como: caixa eletrônico, as que vendem refrigerantes, etc;
c) envolver-se em brigas de trânsito; em filas, enquanto aguardam atendimento, podem ter essa explosão
– Não aguentam levar fechadas, descem do carro para tirar satisfação, perseguem os carros. Elas chutam portas de veículos que invadem a faixa de segurança. Em filas elas não se contêm e gritam com os atendentes;
d) Sentem culpa, vergonha e arrependimento pela FORMA como reagem.
Importante: Essas reações de agressividade, por vezes, podem ser imediatamente interrompidas mediante um pedido de desculpas.