Da Redação
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca 3% da população mundial é atingida pelo TOC – Transtorno Obsessivo Compulsivo, que é caracterizado por quadros em que uma obsessão provoca compulsões repetidamente cumpridas pelo indivíduo.
O TOC é um distúrbio do cérebro causado por uma ansiedade extrema, que costuma se manifestar através de pensamentos indesejados, de compulsões ou comportamentos repetitivos.
Segundo o psiquiatra Rafael Silva, os exemplos mais comuns são lavar as mãos várias vezes para se livrar de germes ou verificar várias vezes se a porta está fechada, pesar e atos mentais como contar, repetir palavras… Além disso, o diagnóstico do TOC deve ser feito por um psiquiatra, não tem cura e o tratamento é feito à base de medicamentos e terapias.
Rafael salienta que não existe a pessoa ter “pouco TOC”, como uma preocupação de manter uma casa sempre limpa por exemplo. Em geral, quem se preocupa com a limpeza de uma casa, enxerga a execução dessa tarefa como algo bom. Já o TOC, é um comportamento obsessivo, irracional, exagerado e sem controle, que traz enorme sofrimento à pessoa.
Fonte: Agência USP
Atenção!
Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico psiquiatra e não se caracteriza como sendo um atendimento.