por Patricia Davidson Haiat
Vai me dizer que você NUNCA pensou em fazer uma dieta da lua, da sopa, do abacaxi…
Pois é, você fez, entrou naquele vestido 38 para a festa de sábado e no domingo já estava vestindo tamanho 40?
É isso que acontece quando nos submetemos a dietas muito restritas, sem nutrientes suficientes e necessários para a perda e manutenção posterior do peso.
O grande perigo dessas dietas é a grande carência nutricional, basicamente é o que traz a monotonia alimentar. Isto é, a pessoa escolhe um pequeno grupo alimentar e alimenta-se dele durante 15, 30 dias esperando um bom resultado, que na maioria das vezes é até alcançado, mas às custas do empobrecimento nutricional do organismo.
Com esse tipo de dieta o organismo passa a receber quantidades inadequadas de vitaminas, minerais e até mesmo de carboidratos, proteínas e gorduras de boa qualidade. E a pessoa que se aventura, só esquece que depois de 1 mês comendo papinha de neném ou ovo com batata ou sopas, abacaxi… ela vai voltar a ter a mesma alimentação desregrada de antes e os quilinhos perdidos voltam a tomar o seu lugar.
Não podemos esquecer nunca que o nosso organismo funciona com o que ofertamos a ele. Se a pessoa ficar mês comendo 2 ou 3 alimentos pode
apresentar sim um quadro de anemia ou deficiência de vitaminas e outros minerais que influenciam na cabelo, unhas, pele, levam à flacidez etc…
A última moda são as papinhas de neném para substituir refeições. Elas se adéquam e são destinadas ao público infantil, atendem as necessidades de uma criança e não têm como substituir um almoço por exemplo. Mas se falarmos em situações de emergência, em um lanche da tarde por exemplo, as papinhas de frutas quebram o galho e se tornam opções melhores do que um bombom ou barra de chocolate. Geralmente 1 potinho tem em torno de 70 calorias e 1,2g gramas de fibras, mas esse não é um hábito que deva ser adotado como regra. Prefira as frutas in natura, que vão te dar melhor saciedade por conterem mais fibras,
vitaminas e minerais.
Dieta da água, limão, pimenta e mel: escolha equivocada
Outra dieta que está nas revistas é a que só se pode consumir água, limão, pimenta e mel! Coitado do organismo! Nessa dieta obrigatoriamente você vai perder peso, mas quando você não aguentar mais olhar para a "cara" da água, limão, mel e pimenta e voltar a ter a mesma alimentação de antes, o organismo vai estar tão deficiente em tudo, que vai absorver o máximo possível. Afinal, ele não sabe quando estará sendo colocado à prova com mais uma dieta tão restritiva. Essa dieta não contém o mínimo aceitável de carboidrato, proteína e gordura, por isso você emagrece, mas como não tem proteína, você acaba ficando flácida. Além do mais, você a todo momento promove picos de glicose pelo consumo frequente de mel, o que libera muito insulina, um hormônio que faz com que a glicose entre na célula e, esse estando muito alto, promove depósito de gordura abdominal. Por isso, definitivamente essa dieta não é uma boa escolha.
E a última que vamos comentar é à base de clara de ovo e batata, muito utilizada pelos frequentadores de academia. Nessa dieta, apesar de ter uma fonte de carboidrato (batata) e proteína (clara de ovo), elas não estão em quantidades, nem qualidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. E como todas as outras, cai na monotonia alimentar e de nutrientes que a curto e médio prazo podem levar a problemas digestivos, de cabelo, unha, pele etc…
Então, o conselho é: esqueça essas dietas da moda! Comece a reeducar seu hábito alimentar. Diminua o consumo de industrializados, troque os produtos refinados por integrais, aumente o de frutas, verduras e legumes. E não se esqueça de se hidratar bastante, a água é essencial para a manutenção do organismo.
Só assim você vai conseguir perder e mantê-lo de maneira saudável.