Virgem é o signo associado ao princípio da nutrição e da saúde. O que escolhemos como alimento tem enorme importância na nossa disposição física, qualidade do sono, qualidade energética, disposição para a prática de atividade física. Nutra essa ‘dobradinha’: boa alimentação = vida longa
O Sol ingressou no signo de Virgem às 0:16 do dia 23/08 onde permanecerá transitando até o dia 22/09, quando ingressa em Libra.
• Elemento: TERRA
• Qualidade: MUTÁVEL
• Regente: MERCÚRIO
Virgem tem seu domicílio natural na SEXTA CASA, cujos principais temas são: saúde, trabalho, hábitos, entre outros.
Não é à toa que Virgem é o signo em que encontramos maior predominância de pessoas que lidam com a saúde, terapias e cuidados com os hábitos alimentares.
Por que será?
Para entender este arquétipo do signo, faremos uma breve passagem por um dos mitos associados a Virgem, que é a história de Perséfone e sua mãe, Ceres.
Na mitologia greco-romana, Ceres (ou Demeter) era a deusa que se incumbia da agricultura e era responsável pela fertilidade da terra.
A etimologia do nome Ceres vem de Kér, que significa CRESCER, ACRESCENTAR e, hoje, o termo CEREAL é usado para nomear plantas como o trigo, a aveia e a cevada, que são cultivadas por seus inúmeros nutrientes benéficos para a alimentação humana e animal.
Logo, a figura dessa deusa representa o princípio da natureza fértil, abundante e provedora que nutre e alimenta.
Para Ceres, uma de suas grandes alegrias era a companhia de sua filha, Perséfone.
Um dia, porém, Plutão, o deus do submundo, raptou a jovem após apaixonar-se por ela.
Ceres ficou desesperada com o sumiço de sua filha. Conforme o tempo passava, sua tristeza era cada dia maior, até que a terra começou a secar, e em pouco tempo não havia mais frutos e alimentos. A humanidade começou a passar fome.
Desesperados, os homens intercederam junto a Júpiter, que logo concebeu um acordo entre Ceres e Plutão. Perséfone viveria seis meses com o marido e seis meses ao lado de sua mãe.
Quando a jovem permanecia no mundo dos mortos era outono e inverno no mundo, e quando subia à superfície, reinavam a primavera e o verão e a terra voltou a ficar fértil e dar frutos quando Ceres ficava feliz com a presença de sua filha. Assim, segundo o mito, nasceram simbolicamente as estações…
Signo de Virgem, alimentação e qualidade de vida
Ora, Virgem é o signo associado ao princípio da nutrição e da saúde. Sabemos a importância da boa alimentação para uma vida saudável e longeva. Isso foi estudado por todas as culturas antigas e primitivas e a ciência da nutrição evoluiu muito desde então.
Aquilo que escolhemos como alimento, tem enorme importância na nossa disposição física, assim como na qualidade de nossa pele, brilho dos olhos, textura do cabelo, padrão de sono e qualidade energética para a prática de atividades físicas.
Uma alimentação sem excessos, mais natural, colorida, diversificada, preparada com amor e carinho, é referência para uma vida leve e feliz.
Para nós, esta é uma oportuna inspiração que chega junto com a estação de Virgem.
É tempo de cuidar das escolhas alimentares, criando hábitos saudáveis e conscientes plantando boas sementes para um futuro fértil, saudável e feliz.
Namastê!