Erros absurdos de português nas redes sociais

E-mail enviado por uma leitora:

“Como mãe, tenho uma enorme preocupação com o que vejo nas redes sociais: o surgimento de uma “nova linguagem escrita” que se afasta cada vez mais da linguagem escrita acadêmica. Fora se abreviar as palavras, muitas incompreensíveis para mim, há um problema sério agora com a conjugação dos verbos, não sei em certas frases se a pessoa falando de um acontecimento passado ou futuro. As pessoas leem cada vez menos. Como faço para os meus filhos adolescentes terem uma boa escrita? Só a escola é o suficiente? Pois ocorre esta vida paralela nas redes sociais. Que dicas a senhora me daria?”    

Continua após publicidade

Resposta: Você tem razão de estar preocupada. As redes sociais estão mudando um pouco o uso da língua. Mas por outro lado, as línguas são dinâmicas e estão em mudança constante. Por exemplo, se você pegar os clássicos como Machado de Assis ou José de Alencar, o Português usado nos livros teve de ser adaptado com as mudanças que houve na língua. É normal que cause estranheza e dificuldade no começo.

As redes sociais com as imagens e abreviações estão modificado muito a maneira de se comunicar. Com certeza é muito importante que a leitura seja incentivada. Os clássicos que são lidos na escola muitas vezes não atraem muito os adolescentes.

Dicas para incentivar a leitura:

– leve os seus filhos em atividades em bibliotecas, todas elas têm atividades culturais para atrair jovens e crianças;

Continua após publicidade

– crie o seu próprio clube do livro e convide os amigos do seu filho para participar, tenho certeza que os outros pais vão apoiar a ideia;

– existe uma preocupação com o incentivo à leitura, leia na frente do seu filho e converse sobre o que leu.

Atenção!

Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.

Continua após publicidade