por Marta Relvas
"A emoção sempre considerada irracional, na verdade, é o produto da lógica do mesmo cérebro que pensa racionalmente."
Marta Relvas, 2010
Não só habilidades matemáticas, leituras e escritas promovem a plenitude do desenvolvimento humano para a vida. É preciso que se aprenda habilidades sociais e emocionais para enfrentar o mundo globalizado e *planificado em que vivemos.
E a escola é um dos espaços para se despertar essas relações. Que não se torne mais uma proposta, mas que realmente aconteça na Educação Brasileira a inclusão no currículo escolar sobre os estudos de Habilidades Sociais e Emocionais.
O que é educar a emoção?
Educar a emoção é:
– A habilidade relacionada com o motivar a si mesmo e persistir mediante frustrações, controlar impulsos, canalizando emoções para situações apropriadas;
– Praticar gratificações prorrogadas, incentivar e estimular pessoas, ajudando-as a liberarem seus melhores talentos e conseguir seu engajamento aos objetivos de interesses comuns.
Pergunto: A escola tem desenvolvido está tarefa?
Atualmente existe um fracasso generalizado de pessoas diante da escola. Bem, pelo menos é assim que especialistas confirmam suas pesquisas.
Será que todos são fracassados em aprender?
Ou o sistema educacional é que não atende as exigências de novos rumos diante das inovações?
E um dos caminhos que se precisa pensar é sobre desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais através da Educação Emocional e Social que são sempre negligenciadas nos bancos escolares.
Dicas para promover a educação emocional e social:
1ª) Para o desenvolvimento da Educação Emocional e Social o educador precisa conhecer as ideias relativas à educação dos hemisférios cerebrais, bem como as estruturas funcionais do sistema de recompensa e emocional, a fim entender de que maneira acontecem as emoções e como são interpretadas em processos psíquicos extremamente subjetivos.
2ª) A escola integrada com a família com foco nessa meta: unir "emoção e razão" no desenvolvimento de habilidades cognitivas e emocionais de seus filhos e estudantes, pois somos um "mix" desses "ingredientes".
* Mundo planificado: quando diante de um click, as informações chegam em segundos. O mundo é plano, as notícias vêm num velocidade mais rápida que um flash, por isso considero planificado.
Marta Pires Relvas é autora do livro Neurociência e Educação – potencilalidades dos gêneros humanos na sala de aula, Ed. Wak, RJ, 2010.