por Regina Wielenska
Alguns, ao lerem minha coluna desta quinzena poderão, de início, pensar que eu falarei de moda. Nada disso.
Cílios postiços voltaram à moda, vejam as produções, os editoriais. Mas há não muito tempo isso seria cafona, exagerado. Estampa de bicho já foi execrada, coisa de pessoas vulgares. Hoje o zoológico da moda liberou pítons, tigresas e outros padrões gráficos igualmente chamativos.
Houve tempo em que o bacana era bijouteria prateada. Ontem me disseram que dourados são o máximo agora. O manequim 42, infelizmente, cedeu sua vez ao 36 como padrão de elegância e magreza. Marilyn Monroe seria uma obesa na Hollywood de hoje.
Quem falava em cabelo desfiado, volumoso e estruturado antes da finada Amy Winehouse? Agora, há um acessório de plástico que facilita às antenadas de plantão fazer o tal volume no topo da cabeça, disponível nos melhores camelôs do ramo.
Pois é, tudo que hoje está na moda ontem era impensável, estranho, cafona ou ultrapassado.
Vocês conseguem prever o que vai ocorrer daqui a poucos meses?
Essas tendências de hoje terão novamente se tornado parte de um remotíssimo passado e forçadamente cederão sua vez a outro hit da saison.
Estou tentando derrubar o valor que se dá à moda?
Não, seria insensata tarefa eu me rebelar contra isso tudo. Mas preciso salientar outra coisa. Moda vai, moda vem. Moda muda ao sabor do que mal podemos acompanhar. In hoje e out amanhã. E in de novo depois de quinze anos, com materiais mais tecnológicos.
O que resiste ao tempo é o eu, a essência de cada indivíduo, aquele ser que consegue olhar com algum distanciamento a pessoa camaleônica, aquela que se transforma em termos de roupa, cabelo ou acessórios. O que de verdade atravessa os tempos é a jornada pessoal, os valores mais íntimos, as relações com a vida, as trocas com o mundo, o crescimento de cada indivíduo.
Então, quem curte moda que se divirta com ela, mas sem esquecer o ser rico e complexo que dela se vale, a identidade que percorre as estradas da vida, sejam o ouro ou a prata, a seda ou o cashmere as tendências da temporada.