por Renato Miranda
Não se iluda! Se você pensa em ter sucesso no esporte e mesmo na vida de um modo geral, é preciso aprender estabelecer metas. Isto não quer dizer que basta traçar objetivo a curto, médio e longo prazo, aliás, isso é muito pouco e na maioria das vezes não tem muita importância se não houver ação!
Estabelecer metas é muito mais do que algumas pessoas pensam. Antes de tudo é fundamental desenvolver a autoconsciência no que diz respeito à atividade e, portanto, em relação ao pretenso objetivo. Ter autoconsciência é desenvolver ao máximo a capacidade de autoconhecimento em relação àquilo que tenhamos que fazer ou executar.
Em outras palavras, reconhecer exigências da tarefa, desenvolver habilidades compatíveis, ampliar limites das habilidades psicofísicas (pensamentos, emoções, desenvolvimento físico), envolver-se com desafios e criar soluções.
No caso do esporte, um atleta obtém consciência esportiva a partir do domínio de técnicas e táticas esportivas. Isso se dá quando, depois de um longo período de treinamento, executa com segurança os movimentos exigidos e, além disso, consegue aliar a execução técnica à tomada de decisões nas diferentes situações de competição.
Logo, um atleta iniciante ou em formação, dificilmente terá condições de ter consciência do que realmente tem que fazer nos momentos de disputa e como realizar movimentos precisos. Assim sendo, uma autoconsciência é formada com base no esforço continuado de dedicação aos treinamentos e acumulação de experiências.
Inicialmente, o atleta necessita reconhecer quais são os desafios a enfrentar de fato. Por exemplo: se um jovem atleta almeja se tornar um atleta profissional de destaque, ele precisa aprender a desenvolver em duras jornadas de treinos, habilidades específicas que o esporte exige em nível superior.
Além disso, é preciso focalizar as capacidades de atuação exigidas para se obter êxito. Um exemplo típico são os atletas que antes de imaginar os possíveis sucessos no futuro, se concentram em aprender de maneira especial os fundamentos técnicos básicos de um determinado esporte. Por outro lado poderia perguntar: Qual a serventia de querer se tornar um atleta de alto desempenho sem ao menos ter a paciência em treinar exaustivamente aquilo que é básico?
Posteriormente, o atleta precisa monitorar o retorno de suas ações. Isso significa avaliar e comparar resultados de seu desempenho com o nível de exigência de sua categoria do esporte praticado em relação aos demais concorrentes ou de possíveis concorrentes; ademais, constantemente, comparar seus resultados atuais com os anteriores a fim de avaliar progressos.
Esse monitoramento auxilia o atleta no desenvolvimento de suas capacidades físicas, cognitivas e emocionais que de fato são imprescindíveis para a intervenção esportiva e para tomar decisões de maneira precisa (isto é que os especialistas chamam de sistema de ação); além de propiciar uma avaliação concreta de seus treinamentos em função da comparação com os resultados anteriores.
Caso contrário, o estabelecimento de metas se tornará um clichê sem nenhum resultado concreto. Por isso que estabelecer metas em longo prazo é perigoso, pois com o passar do tempo pode gerar desânimo e frustrações. Metas a curto e médio prazo quando bem relacionadas com a capacidade geral (cognitiva, física e emocional) do atleta e objetivos desafiadores proporcionam naturalmente alicerces para resultados positivos em longo prazo.
Em pressuposto muitos jovens (e pais) talentosos (ou não) almejam se tornarem atletas de sucesso, mas se defrontados com o modelo de trajetória que atletas de sucesso tiveram que percorrer (treinamento!) muitos desses jovens poderão desanimar.
Envolver-se com rotinas para o aperfeiçoamento, monitorar e comparar resultados com outros talentos e seguir disciplinadamente na busca do aprimoramento diário, possivelmente seja um modo peculiar de construção do caminho para o alto desempenho (sucesso!).
Talvez seja assim em qualquer atividade humana, planejar e agir no presente para preparar e solidificar habilidades para enfrentar as exigências naturais e a concorrência também talentosa. Sendo assim, é possível criar um ambiente em que aperfeiçoamento, exigência e desempenho não são antagonistas da alegria e divertimento, são tão somente características dos desafios que o talento se harmoniza, como em um fluxo contínuo e intenso de energia (motivação!).
Portanto, em última análise estabelecer metas é almejar ampliar limites e agir com dedicação naquilo que pode proporcionar êxito: treinamento!