As pessoas cometem um grande erro quando procuram uma boa relação; saiba
E-mail enviado por uma leitora:
“O que fazer quando se está cansada de procurar por uma boa relação? Estou há cinco anos sem namorar e na minha vida tive poucos namoros, tenho 26 anos. Quero uma pessoa só para mim, nada dessa vibe de poliamor. Mas quando penso no que envolve começar um relacionamento, o tempo que se leva para construir vínculos de afeto, que podem ser construídos ou não, que isso é lento e leva tempo. Isso me dá um tédio, uma tristeza, uma certa opressão até… que prefiro nem pensar nisso… Isso por conta de já estar há tanto tempo nessa busca. O que eu devo fazer?”
Resposta: Olá. Posso dizer que com uma certa frequência escuto isso no meu dia a dia. No consultório, em rodas de amigos, na TV, em filmes, séries etc. É um tema muito prevalente. É muito comum essa queixa vir de mulheres entre a sua faixa etária.
Então, vamos por parte. A mais fácil de “resolver”, é a primeira parte da questão. Se você não quer relações abertas, ou relações que são formadas de uma forma não tão tradicional – vamos dizer assim. Então, deixe claro logo de início. Assim, você economiza tempo, já que sua sensação é de perder tempo.
Quando você diz que teve poucos namoros com 26 anos eu imagino que isso realmente seja verdade, já que as pessoas estão em geral se relacionando de uma forma mais “séria” numa fase mais adulta. Com o aumento da expectativa de vida tudo também aumenta, e isso vale para as relações amorosas também.
Se você quer alguém para um relacionamento sério, eu não vejo outra escapatória: precisa passar por essa fase de construção de vínculo, não tem como! Porque se não passar por isso, talvez você não se sinta segura o suficiente para também levar a sério a relação.
Agora uma coisa importante é o seu questionamento no final: o que fazer?
O erro que se comete ao buscar uma boa relação
Bom, você já sabe o que quer e isso é um começo. Então, não estamos partindo do zero. Às vezes quando estabelecemos um objetivo, como querer uma relação séria, parece prático poder chegar a esse resultado, porque quando fazemos isso pensamos no resultado sozinho.
O que quero dizer é: muitas pessoas têm um sonho pronto e depois tentam achar uma pessoa para encaixar nele, a questão é que o movimento precisa ser oposto. Primeiro, encontrar alguém e assim construir um sonho juntos, porque se não for juntos é bem mais difícil.
Não existe uma receita de como fazer uma relação séria, não existe um lugar certo, um aplicativo certo e etc. Precisa mesmo conhecer as pessoas, precisa mesmo interagir, porque se não fizer isso vai ficar no marco zero.
Uma outra coisa importante, isso é indiferente do gênero, mas normalmente pega bem mais para mulheres. Você não precisa estar casada e com filhos aos 26 anos de idade. Você pode se aventurar, conhecer pessoas, ser feliz de outras formas além de ser num relacionamento amoroso. As pessoas cobram muito mais mulheres do que homens, sobre relação amorosa.
Mulheres normalmente escutam nas situações sociais: “Mas com 26 anos deve ter alguém sério para casar!”; “Nossa com 26 anos já deveria pelo menos estar noiva!”; “Eu com 26 anos já tinha dois filhos!”; “Nossa desse jeito vai ficar para titia! Olha eu tenho uma tia distante que ficou solteirona e ela não é feliz!”
Homens normalmente escutam nas situações sociais: 26 anos está no começo da vida, precisa focar na carreira! Nossa com 26 anos e ainda não tem carro? Você terminou a relação com aquela garota, você é jovem e daqui a pouco encontra outra pessoa!
As cobranças sociais existem, às vezes elas diferem quando muda-se o gênero, mas sempre vão existir.
Será que a cobrança social e que também se torna a sua, é o que te oprime?
O que te deixa triste antes de conhecer alguém, é ter medo de se decepcionar mais uma vez? É se comparar com uma colega que aparentemente tem uma relação amorosa perfeita e se questionar o motivo de não ter uma também?
Não se oprima, se cobre menos
Não se oprima, se cobre menos, a vida e a sociedade já fazem isso por você de graça e em abundância. Se oprimir só vai te deixar mais ansiosa. E quando estamos muito ansiosos, podemos tomar decisões precipitadas e não assertivas.
Espero que você construa seus sonhos, seja ele ir para a lua ou encontrar alguém.
Espero ter ajudado.
Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.