por Eduardo Ferreira Santos
"Minha parte emocional e muito instável"
Resposta: A chamada "hiperbolização" e "catrostofização" são fenômenos conhecidos como "distorções cognitivas" e merecem cuidado, pois revelam aspectos inconscientes reprimidos.
Embora os termos "hiperbolização" e "catrostofização"sejam cunhados pela TCC (terapia cognitivo-comportamental) como distorções cognitivas são, na verdade, mecanismos psíquicos de origem inconsciente que levam a pessoa, a nivel transferencial, a "aumentar" e "sentir-se ameaçada" perante uma determinada situação que apenas reflete um "trauma" mais profundo.
Um exemplo bastante simples desse comportamento é o de uma pessoa que foi criada por pais bastante rígidos e racionais que sempre lhe exigiram que fosse a melhor em TUDO o que fizesse e, caso fracassasse, era sempre repreendida com rigor ou sarcasmo.
Essa pessoa irá crescer acreditando que TEM MESMO que ser PERFEITA em tudo para, só assim, receber atenção e afeto das pessoas ao seu redor.
Enfim, torna-se uma "perfeccionista" e se algo não ocorre como o "programado" sua mente registra como uma "catástrofe", um desastre.
O tratamento dependendo da gravidade do quadro, pode exigir o uso de medicação, mas a psicoterapia (seja em qual linha for) é o primeiro caminho a seguir.