Um “decreto” de que a relação pode estar se encaminhando para o fim? Isso é uma crença limitante ou verdade? Ou há outros pontos de vista que as pessoas não enxergam?
Resposta: A falta de conversa num relacionamento muitas vezes é vista como um sinal vermelho, um prenúncio do fracasso da relação. Mas não podemos esquecer que nem toda conversa é verbal. Nem todo casal gosta de falar ou discutir a relação; nem sempre trocar ideias verbalmente resulta em um aprofundamento no relacionamento amoroso.
Existem casais que falam o tempo todo. Mas essa conversa pode nada mais ser do que uma disputa, uma briga para definir quem tem razão. Essa é a típica conversa que mais atrapalha do que segura um relacionamento.
Brigas de casal podem ter seu valor quando conduzem a uma solução. Mas também podem se transformar em um vício quando se tornam o único modo de conversa que o casal consegue ter. E podem sim levar, por exaustão, a um silêncio típico da relação que está em perigo.
Existem conversas entre casais que não transitam pelo plano verbal. Sabe aquele casal que só de se olhar entende o que o parceiro está dizendo? Que ri de algo que ambos perceberam, mas ninguém falou nada? Esse é um exemplo típico de conversa não verbal que não sinaliza que o casal vai mal. Sinaliza que o casal vai bem, muito bem!
Aquele casal que, numa viagem de carro ou num jantar a dois está em silêncio, nem sempre está à beira da ruína do relacionamento. Muitas vezes, quando o casal está tranquilo, não existe a necessidade de falar. Principalmente se já estão juntos há muito tempo. O silêncio, nesses casos pode ser sinal de uma cumplicidade tão grande que não precisa mais de explicações.
Certamente, conversas entre casais são importantes para fazerem planos juntos, discutirem sobre pontos de vista divergentes, ou trocarem palavras carinhosas. Mas conversas redundantes podem ser descartadas. Sob pena de tornarem o relacionamento tedioso.
E certamente as conversas têm que ser equilibradas para serem saudáveis. É claro que num casal um pode ser mais falante do que o outro. Mas ambos têm que saber ouvir, não apenas falar.
O que mantém uma relação saudável?
A quantidade de troca verbal entre o casal, como discutido acima, não é determinante para a qualidade da relação. O que mantém um relacionamento saudável é uma predisposição para assumir questões básicas como respeito, generosidade, consciência, bom senso e equilíbrio, entre outras. A conversa entre casais tem que se apoiar nesses princípios para sustentar uma boa relação. Caso contrário, palavras trocadas serão palavras jogadas ao léu.
Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.