Fé: uma poderosa arma para curar emoções caóticas

Entenda por que ao acreditar na fé, nessa força maior, você ganha uma imunidade emocional que te fortalece e te engrandece como pessoa

Sempre acreditei em algo superior: uma força, um Deus, algo sobrenatural ou como você quiser chamar. Eu chamo de fé em Deus. 

Eu creio que a fé nos torna pessoas melhores e que ela pode ser semente diária para a nossa vida ter mais sentido e esperança. A fé nos leva a acreditarmos que o mundo pode se tornar um lugar melhor e cheio de novas oportunidades. 

Continua após publicidade

Fé: acreditar numa força positiva e superior, dentro e fora de você,  que irá te proteger sempre  

Costumo dizer que cada um tem a sua fé. A experiência é única para cada pessoa e ela, a fé, existe para mim, mesmo você não concordando com nada do que digo aqui.

Aos poucos, fui compreendendo os sinais que a vida nos dá. Fui desvendando as linguagens do universo direcionadas para mim e, assim, aprendi a alimentar a minha fé nas próprias experiências vividas, de dor e de amor. Cada uma com a sua peculiaridade própria para nos ensinar.

Tenho a percepção e a compreensão de que a vida está sempre nos empurrando para sermos melhores a cada dia. Ela está sempre nos ofertando novas oportunidades. E penso que não faz sentido sermos os mesmos sempre.

Tenho fé que evoluímos com o passar dos tempos, pelo menos este deveria ser o objetivo. Tenho fé que tudo que vivemos nos serve de degrau para crescermos. E é na dor que subimos mais e mais degraus na trajetória da vida.

As dores e as frustrações nos ensinam que precisamos da força da fé para seguirmos adiante na batalha. Quando acreditamos nessa força maior, ganhamos uma imunidade emocional que nos fortalece e nos engrandece como seres humanos.

Compreender o quanto é importante e transformador a fé que existe dentro da gente, é fundamental para regarmos a semente da esperança em nós e nos outros. 

Desejo que você encontre, dentro de você, uma força imensa que existe no poder da fé, em forma de semente de esperança que lhe engrandecerá e lhe deixará mais fortalecido para se tornar mais resiliente com a vida. 

Lembrem-se: a minha fé me dá sentido. E a sua? Força e fé para todos vocês.


Psicóloga Clínica Cognitivo-Comportamental; Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde - UFP - Universidade Fernando Pessoa em Portugal. Defendeu a sua dissertação com excelência e nota máxima sobre: “A interferência das redes sociais nos relacionamentos”. Especialista em Psicologia da Saúde, Desenvolvimento e Hospitalização – UFRN; Especialista pela Faculdade de Medicina do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da USP – SP. Foi professora da Pós-graduação em Psicologia – Terapia Cognitivo-Comportamental (Unipê). Há 20 anos atendendo na clínica a adolescentes, adultos, casais e famílias. Membro da Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Mantém o Blog próprio desde 2008. Mais informações: www.karinasimoes.com.br. Atendimentos com consultas presenciais ou online