por Anette Lewin
"Mas nos vemos sempre na faculdade."
Resposta: Talvez você esteja dando uma importância muito grande a um ‘paquera’ de faculdade e sofrendo por causa disso sem necessidade! Nem sempre os relacionamentos precisam de ‘grandes definições’ ou ‘pontos finais’. Eles simplesmente acontecem e duram enquanto durarem. Talvez, se ao invés de ficar sofrendo por uma definição, você der ao relacionamento o peso que ele realmente tem, você se sinta mais leve, mais solta, inclusive para olhar ao redor e descobrir pessoas que queiram compromissos formais, se é que essa é a sua vontade.
Estou a fim de reatar um namoro de dez meses atrás, mas tenho medo de me aproximar dela
Resposta: Diz um ditado popular que é melhor nos arrependermos do que fizemos do que nos arrependermos do que não fizemos. Nesse sentido, se você sente que a relação ainda tem algumas coisas a serem tentadas, vá em frente. O pior que pode acontecer é vocês romperem novamente. O melhor é vocês agora, passado algum tempo e com mais consciência, conseguirem controlar melhor seus impulsos e apresentarem um ao outro o melhor de vocês que ficou escondido atrás dos estouros…
Sou casada e descobri que o sexo com outro é ótimo, mas sinto muita culpa em continuar…
Resposta: Você optou por uma experiência não-convencional e conseguiu sentir prazer. Será que a culpa é o castigo que você está se atribuindo? Adianta se sentir culpada? Quando uma pessoa resolve quebrar a regra e ter experiências desse tipo tem que ser capaz de assumir sua opção e os desconfortos que ela traz. O que está feito está feito, agora se você continuar se sentindo mal é melhor não fazer mais… Pense no que significa essa descoberta para você e tente entendê-la melhor ao invés de se punir. Caso seja difícil procure ajuda profissional.