por Margareth dos Reis
"Estou sem fazer sexo há oito meses e atualmente não estou namorando. Peço uma orientação"
Resposta: Ninguém precisa arrancar os cabelos por que está sem fazer sexo! Quando há motivação para alcançar o prazer sexual, existe a autoadministração (neste caso, a masturbação) do deleite que só depende da iniciativa da própria pessoa.
Não há dúvidas de que o prazer sexual a dois pode ser muito estimulante, todavia, nada garante que ter uma pessoa ao lado seja sinônimo de vida sexual satisfatória. Aliás, quantos casais coabitam sem prestar atenção um no outro. É preciso que o casal esteja sintonizado eroticamente para viver a intimidade com intensidade. Isso é o que costuma levar um a desejar cada vez mais o outro por perto.
Podemos afirmar então que ninguém adoece por falta de sexo, mas por se sentir sozinha, mal amada ou dependente do outro para ter algum nível de satisfação sexual.
Estar só pode ser uma condição a enfrentar em alguns momentos da vida. No entanto, cada um pode descobrir as suas formas de direcionar adequadamente a sua energia (inclusive, a sexual) para ficar bem consigo mesmo, para melhorar as suas escolhas futuras e para favorecer o próprio bem-estar, e até de quem vier a estar ao seu lado. Ter autonomia para viver cada período da vida com satisfação é fundamental para tornar a sua vida especial, sempre!