Filhos devem ser recompensados? 

Recompensá-los seria uma forma de motivação ou poderia ter um efeito oposto?

E-mail enviado por um leitor: 

Continua após publicidade

“Tenho um filho de 10 e um de 13 anos. Gostaria de saber como lidar com a questão de deveres e privilégios. Ir bem na escola, cuidar de determinados afazeres domésticos… devem ser recompensados? Ou isso é somente um dever? Compensá-los seria uma forma de motivação ou poderia ter um efeito oposto de gerar a seguinte associação: ‘Só farei algo se objetivamente tiver um ganho com isso’.”   

Resposta: Todas essas tarefas fazem parte do desenvolvimento de responsabilidades dos seus filhos. O ideal é que eles não esperem uma recompensa econômica, mas sim que essas tarefas ajudem a fortalecer a autoestima dos seus filhos e a confiança deles.

Portanto, é muito importante para o desenvolvimento psicologicamente saudável dos seus filhos que eles tenham a confiança em si mesmos, que possam ser responsáveis por eles mesmos e que possam realizar tarefas. Faça um quadro com a divisão de tarefas na sua casa. Todos irão se sentir melhor por estarem participando e isso contribui para o crescimento deles.

Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento

Betina Serson é graduada em Pedagogia com pós-graduação em Psicopedagogia e Mestrado em Early Childhood Education nos Estados Unidos. Trabalhou por vários anos em escolas de educação infantil Americanas. De volta ao Brasil trabalha com psicopedagogia clinica, capacitações para profissionais, colunista na área de desenvolvimento infantil e palestrante.