por Roberto Shinyashiki
Muitas vezes, as pessoas não entendem por que sua vida não avança. Elas fazem cursos, trabalham duro, esforçam-se, e parece que os resultados não são compatíveis com sua dedicação.
Você já observou o que acontece quando um amigo seu se separa? Em geral, a nova namorada dele é muito parecida com a companheira antiga.
Você já percebeu que, quando uma amiga sua muda de emprego, as reclamações dela sobre seu novo chefe são as mesmas que ela fazia sobre o chefe anterior?
As semelhanças entre a nova namorada de seu amigo e a antiga, e entre as reclamações sobre o novo e o antigo chefe de sua amiga são baseadas nos seus filtros da realidade.
Seu amigo tem uma maneira rígida de ver a realidade, o que torna praticamente inútil a ele mudar de relacionamentos, já que viverá de maneira similar à realidade anterior. Assim é também com sua amiga.
Na verdade, a causa dos nossos sucessos e fracassos são os filtros mentais que usamos para ver a realidade, ou ainda que definem o quanto nos permitimos ser felizes e realizados, ou não.
Se entender esse mecanismo, você pode aumentar sua capacidade de ter sucesso sempre. Se você perceber o que acontece em sua vida, vai observar que existe um padrão de sucesso. Nas coisas em que você se sai bem, esse padrão se manifesta. Por exemplo, na sua facilidade para ser promovido no trabalho, ou no seu talento para conquistar relacionamentos.
Mas você também pode perceber que há um padrão nas áreas em que você fracassa. Talvez seja na área afetiva, na qual você se pergunta: “Por que eu nunca consigo namorar por mais de seis meses?”.
É a qualidade do seu filtro mental que determina quantas boas coisas você vai reter e quantas outras vai desperdiçar.
São suas crenças a respeito dos relacionamentos que vão fazer você se decepcionar com novos namorados depois de três meses, ou criar um relacionamento amoroso duradouro pela vida afora.
É sua forma de acreditar na maravilha de ser rico que vai fazer você acreditar que pode ser um milionário. Se você pensar que a pobreza tem mais beleza que a riqueza, vai dar um jeito de desperdiçar oportunidades.
A vida da maioria das pessoas é um interminável “jogar fora as oportunidades”, para provar para elas mesmas que essa maneira limitada de verem a vida é a correta.
As oportunidades caem em nosso colo todos os dias, mas é nossa maneira de ver o mundo que define o que faremos com elas.
Ajuste o seu filtro mental para poder aproveitar melhor as oportunidades da sua vida!
Pense sobre isso e tenha muito sucesso!