Fui infectada pela Covid-19

Meu testemunho:

O objetivo deste depoimento é deixar um alerta. É apenas um relato e espero que ajude a outras pessoas. Queria pedir, a tantos que podem, que façam o isolamento social. Acreditem que se faz necessário, portanto, façam!!!

Continua após publicidade

Estamos com a Covid-19 (eu e o meu marido) e estamos nos tratando e evoluindo bem. Graças a Deus! Os meus sintomas oscilam, relativamente, entre moderados e graves, e passamos por dias terríveis.

Sintomas

Senti e venho sentindo: dor no corpo, febre, algumas vezes de 38º, nas outras apenas subfebril 37,5º, garganta inflamada, muita dor no corpo, taquicardia, fraqueza, moleza e muito cansaço, fôlego curto, muita dor de cabeça, chega a ser tanta, que causa tontura e mal-estar. Uma dor que não cede nem com medicação. Muita tosse, a ponto de prejudicar a minha respiração. A tosse, para mim, foi muito ruim, pois ocasionava uma falta de ar e doía muito meu tórax.

Outros sintomas foram a perda do olfato e a do paladar, pois não sinto cheiro de nada, tampouco o sabor dos alimentos. Meus pulmões foram comprometidos entre 30% e 40%. A sensação era de ter tijolos em cima de meu peito e o ar vinha devagar e pouco. Ficava com dispneia. Muitos dias, eu não consegui levantar e andar. Se eu tentasse andar, praticamente desfalecia. Foram os piores dias de nossas vidas. Por três vezes, nesses dias, cheguei a pensar em desistir de lutar e achei que iria morrer mesmo.

Continua após publicidade

Por três vezes, vi a morte muito perto. Mas Deus segurou a minha mão, pois não tenho outra explicação, que não seja Deus. Rezei muito todos esses dias. Cada vez que rezava, sentia o alívio nos sintomas e o peso da minha respiração diminuía. Entendi que Deus falava comigo ali. Fiquei com uma sequela de risco de trombose grave, e venho tomando injeções de clexane na barriga para controlar o risco. Estou com sequelas na minha função hepática, pois a infecção atacou o meu fígado também. Mas estou tratando e ficarei curada. Eu creio! Estou viva!!! E agradeço!!!

Hoje estou no 15º dia da doença. Estou isolada na minha própria casa. Isolada do meu filho, não o vejo todos esses dias. E vem Deus, novamente, agindo nas nossas vidas e, assim, Fabiano (meu marido) @fabianomourademoura apresentou sintomas leves, o que permitiu que ele cuidasse de todos nós. Sem ele ao meu lado, eu não teria resistido. Ele não teve tempo, nem condições de cuidar dele mesmo, apenas se dedicava a mim integralmente. Ele passava as noites em claro verificando os meus sinais vitais e vendo se eu estava respirando. Agradeço a Deus por tê-lo ao meu lado. Não sei como ele aguentou toda essa carga!! Ou melhor, sei: a fé dele me contagia e foi Deus quem o segurou. Obrigada, meu amor!

Quero que vocês compreendam que essa doença abala também a nossa saúde mental e mexe com o nosso lado espiritual. Acordar, não tomar café à mesa com eles, e não abraçá-los tem sido doloroso. Falar com o seu filho pelo WhatsApp dentro de casa. Receber sua comida na porta e se manter no quarto. Isso muda toda a sua liberdade dentro de casa. Entendem?

Continua após publicidade

Solitária pessoal

Essa doença nos faz viver numa solitária pessoal do mundo moderno. Somos reféns dentro de casa. Estamos dependentes dos vizinhos, familiares e amigos para fazer nossa feira, comprar remédios, padaria etc.

A que ponto chegamos?!

Isso abala o nosso emocional, desequilibra a nossa saúde mental e nos faz parar para pensar em um monte de coisas que o mundo e nós precisamos mudar e reavaliar. O mundo parou e adoeceu. Não fomos apenas nós. A humanidade está doente.

Por favor, se você pode estar em casa isolado, se você tem condições de trabalhar de casa (home office) ao máximo, faça isso pelos seus familiares. O isolamento social é necessário sim.

Não tem sido fácil para ninguém da minha casa. Penso na angústia do meu marido. Penso na angústia da minha mãe e da minha sogra (grupo de risco) que não podem neste momento estar perto. Sofro pelo meu irmão (grupo de risco) e cunhada que, também de longe, tentam ajudar como podem, pois meu irmão também adoeceu. A todos os amigos e colegas que nem imaginava que iriam me dar apoio, que me mandaram mensagens de carinho, saibam que sou grata, e nunca vou esquecer o gesto de cada um de vocês. A minha cunhada @flaviamourademoura que se faz presente sempre, intensamente, conversando comigo a cada 5 minutos e me ajudando tanto, registro minha gratidão. Ela foi essencial para me levantar dia a dia. Aos familiares e amigos próximos que estão sempre se propondo a me trazer algo, meu obrigada. A alguns pacientes meus que souberam e também passaram pelo diagnóstico, obrigada por compartilhar a experiência de vocês. Ajudou demais ouvir o relato e acompanhar vocês. Pois hoje, sou eu quem está deste lado e vivendo todo esse processo.



Muito obrigada e aplausos aos soldados do coronavírus   

Não posso deixar de agradecer e aplaudir todos os médicos que se envolveram a cada dia conosco até hoje. Eles são muitos, rsrsrs, e me sinto bem acolhida. Meus aplausos e gratidão a todos vocês, meus anjos, que, dia a dia, falam comigo, persistentemente, me monitorando, com paciência e dedicação. Vocês são diferenciados. Obrigada. Deus abençoe vocês infinitamente.

Ficaremos bem. Somos confiantes. Temos fé. Temos calma. Temos paciência. E somos disciplinados com as medicações e os protocolos a fazer. Sairemos completamente diferentes disso tudo. Nossa visão de vida e do mundo muda depois de vivermos essa experiência.

Logo mais estaremos de volta atendendo aos nossos pacientes a quem tanto amamos.

Voltamos logo, hein?! Estamos com muita saudade. Obrigada por todas as orações. Senti espiritualmente a oração de vocês. Gratidão. Deus é imenso na nossa vida.