Por Roberto A. Santos
"Sou coordenador de um grande shopping. Faz alguns anos que a então gerente se desligou, deixando o cargo vago. Desde a sua saída, assumi as funções e cobranças do cargo, mesmo não oficialmente. A direção do shopping não mostra sinais de oficializar esta promoção. Acha que devo ser direto ou posso me colocar numa posição delicada, já que a diretoria pode entender que estou forçando uma situação?"
Resposta: Esse é dilema muito comum que vivemos nas organizações: quanto esperar por um reconhecimento na forma de promoção e/ou aumento salarial? Deveríamos ser reconhecidos automaticamente por nossos superiores ou precisamos fazer nosso “marketing pessoal” para que sejamos notados e premiados pelo excelente trabalho realizado? Uma das respostas já dadas anteriormente a um leitor do Cyber Carreira cobriu o aspecto salarial – pedir ou não pedir aumento?
Com relação à sua situação de estar ocupando de fato uma posição, mas não ter o cargo de direito, precisamos considerar duas possibilidades:
(1) seu superior é distraído, relapso ou incompetente, e não está fazendo sua obrigação de adequar seu cargo às suas novas funções, ou ele pode ser esperto e preferir “economizar” os custos adicionais com seu novo pacote ou;
(2) apesar de você estar desempenhando as novas funções – gerenciais – você não preenche o perfil esperado para um gerente na organização, ou seja, você faz o trabalho de um gerente mas não é visto como tal, por sua postura, habilidades, atitudes, etc. Para você resolver este dilema, meu caro, não vejo alternativa: você deve iniciar uma conversa aberta não para cobrar a promoção, mas para ter um feedback sobre seu desempenho e suas perspectivas na empresa. Dessa maneira, tanto para uma quanto, outra possibilidade acima, você terá alguma luz no fim do túnel e que seja um dia radiante de reconhecimento! Boa sorte!