Há amor de verdade na minha relação?

E-mail enviado por uma leitora:

“Eu tenho um relacionamento meio diferente. Conheci um cara tem um ano e meio. Ele mora em outro país e vem a cada um 1 ou dois meses. Sempre quando vem, ficamos uns três dias hospedados em um hotel juntos. Geralmente faço uma programação de lazer, restaurante chiques e até mesmo viagens curtas. Sempre trocamos mensagem quentes e de amizade também. Recentemente temos conversado sobre fantasia de sexo a três por exemplo … E queremos pôr em prática! Mas como disse no início do e-mail, acho que é uma relação meio diferente. A questão é que toda esta situação me fez questionar: que tipo de relacionamento seria esse? Será que há amor de verdade nessa relação?”

Continua após publicidade

Resposta: Muito importante a sua pergunta. Apesar da distância territorial, você se sente bem envolvida nessa relação. Antes de falar sobre o ménage à trois (relação sexual a três), talvez você precise se perguntar o que você espera dessa relação e se questionar o que ele espera de você.

Talvez te dê medo de questionar-se ou perguntar para ele qual é o objetivo, porque a pergunta pode parecer uma intimação para rotular a relação (namoro, amizade, amizade colorida etc).

Há amor de verdade?

Sobre se existe amor de verdade nesse vínculo, é difícil afirmar, não porque não possa existir, mas sim porque você precisa consultar a si própria, quando pensa nele, o que sente quando escuta a sua voz, se sente vontade de vê-lo etc. Sabe aqueles “sinais” que identificamos se amamos ou não? São esses sinais que você precisa consultar e talvez consultar os “sinais” dele também. Assim fica mais fácil tomar a decisão da relação e sobre a fantasia.

Continua após publicidade

Sobre o ménage à trois, muitos casais questionam: se é infidelidade, se isso pode ser um passo para abrir a relação monogâmica, se o outro vai ter uma vida fora da relação, se sempre o prazer sexual virá desse tipo de relação etc. A questão mais importante sobre realizar ou não a fantasia, é se você se sente confortável em fazê-la, se o desejo é mútuo ou é para agradar o outro, se é algo imposto etc. Bom sobre isso, acredito que isso depende muito, mas uma coisa é certa, o combinado não sai caro. Não tem como prever o que vai acontecer depois, mas você pode questioná-lo.

Qual o futuro dessa relação?

Acredito que de tudo que você perguntou, o que mais te angustia é sobre o futuro dessa relação. Isso você só vai saber quando consultar os seus sentimentos e conversar com o seu parceiro. Eu sei que isso causa medo, mas lembre-se: será uma angústia a menos, e depois dessa conversa, você saberá melhor como decidir sobre os próximos passos e a realização da sua fantasia.

Continua após publicidade

Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.