Há sim uma relação entre autoestima e dar limites aos filhos, pois uma criança não consegue “se construir” ou decidir tudo por ela mesma; entenda como se dá essa dinâmica
E-mail enviado por um leitor:
“Muito se bate nas teclas de dar limites aos filhos e promover a autoestima deles. Eu, como pai, gostaria de saber se há uma relação ou uma dinâmica entre autoestima e dar limites aos filhos e se há um caminho para equacionar de forma equilibrada esses dois aspectos?”
Resposta: No desenvolvimento tudo ocorre ao mesmo tempo. Não somos divididos. Mesmo, nós adultos, temos emoções e reações que ocorrem todas ao mesmo tempo.
Como se dá a relação entre autoestima e dar limites aos filhos?
Assim, os limites dão a segurança que a criança precisa para se desenvolver. É muito importante que a criança cresça em um ambiente seguro em que possa sentir que consegue evoluir através de conquistas. Essas conquistas vão aumentar a autoestima da criança. Ela vai sentir que consegue ser independente. Essa independência vem aos poucos e ocorre junto com o desenvolvimento da criança.
Então a autoestima e os limites estão ligados sim. Uma criança não consegue decidir tudo por ela mesma. Aos poucos ela vai entendendo o mundo ao seu redor e vai se sentindo mais segura.
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicopedagoga e não se caracteriza como sendo um atendimento.