por Rosemeire Zago
"Gostaria de saber como lidar com meu lado sovina. Minha mulher e eu constantemente brigamos porque sou muito apegado ao dinheiro."
Resposta: Um passo importante foi dado, que é ter consciência de sua atitude, ou seja, ser apegado ao dinheiro. Isso pode acontecer por diversos fatores, porém é preciso identificar qual é a origem no seu caso. É necessário explorar seu histórico de vida, pois é mais fácil nos libertarmos de um comportamento quando identificamos sua origem. Para facilitar, procure refletir e responder algumas questões:
– Como era a relação de seus pais com dinheiro?
– O que aprendeu desde criança sobre dinheiro?
– O que representa o dinheiro para você? Pode ser segurança, poder. Busque sua resposta.
– Que tipo de consequências esse apego ao dinheiro está trazendo para sua vida além das brigas com sua esposa?
– Como sente cada vez que é preciso comprar algo, gastar? Explore seus sentimentos.
– O que você tem medo de perder?
– O dinheiro supre alguma necessidade? Qual?
– Que tipo de segurança ou garantia o dinheiro te proporciona?
Após refletir sobre essas perguntas, relacione suas respostas com seu apego ao dinheiro e busque exercitar algumas possíveis mudanças que pode fazer diante de seu comportamento. Se quiser, poderá ainda ler o artigo sobre Os Sete Pecados Capitais – Avareza (clique aqui), onde encontrará mais informações e conteúdo para outras reflexões.
Quando um é gastão e o outro é econômico, dá pra conciliar?
Resposta: É possível conciliar sim. O fato de cada um ter um comportamento oposto ao outro pode até colaborar para se obter o equilíbrio entre o casal, mas é importante que cada um tenha consciência de seu próprio comportamento e comprometa-se consigo mesmo em buscar esse equilíbrio independente do outro.