História do banho: das termas romanas ao banho de bolso

Li uma pesquisa da Euromonitor comprovando que nós brasileiros somos o povo mais tomador de banho do mundo, média de 12 banhos por semana. Entre os entrevistados os ingleses são os menos próximos ao chuveiro; 80% das mulheres inglesas declararam não tomar banho todos os dias e 30% entre elas chegam a passar até três dias sem banho.

Essa história do banho é mesmo muito antiga, existem fatos bem curiosos para contar, como o fato do imperador Nero e a rainha Poppaea viajarem meses para tomar banho de leite fresco. É clássico falar, mas sabemos que Cleópatra usava 2O  damas de companhia para preparar seus banhos antes dos encontros com Marco Antônio; imersa de 4 a 6 horas em solução de água preparada com a seiva de diversas plantas aromáticas e leite de cabra, a bela tornou-se símbolo de beleza e sensualidade.

Continua após publicidade

Termas romanas  


Nas termas romanas a água era quente e encanada, fazendo do banho prazer puro. Maria, rainha da Escócia e prima da rainha Elizabeth I tomava banho de vinho para matar os parasitas que abominavam a dinastia Tudor. No século 18 o banho era tido como causa de infertilidade e perigoso para a beleza. Até 1853 os japoneses tomavam banho juntos, homens e mulheres, sendo até hoje os campeões em tomar banho para relaxar corpo e mente. Aqui em Terra Brasilis a boa influência veio dos índios, que chocaram os portugueses por tomar banho todos os dias. E que boa influência, já que sabemos da importância para a saúde geral e da pele.

Banho de bolso

Além das muitas novidades para o banho no chuveiro, um produto cosmético que entrou recentemente para ficar na vida dos brasileiros foram os lenços umedecidos em soluções de limpeza.

A portabilidade é uma qualidade ímpar.

Continua após publicidade

Lenços de limpeza: aplicação    

Criados para a limpeza da área de fraldas de bebês, os lenços de limpeza são fáceis de usar e descartáveis, tornando essa tarefa muito menos árdua do que a décadas, quando as fraldas de pano e as soluções eram aplicadas com o auxílio de chumaços de algodão. 

Cinco tipos de lenço


Essa nova forma de limpeza se diversificou e ganhou variantes, como:

Continua após publicidade

– lenços para remoção da maquiagem;

– lenços esfoliantes

– lenços removedores de esmalte;

– lenços para pele sensível

– lenços para banho do corpo inteiro; estes muito úteis para pacientes acamados.

Fique de olho nas prateleiras de drogarias, perfumarias e mercados e experimente um banho de bolso, sei que você vai gostar…