por Jou Eel Jia
Estudo apresentado no Primeiro Congresso Internacional sobre Obesidade Abdominal, em Hong Kong (2010), realizado pela Universidade de Queen (Canadá), indica que o consumo diário de chá pode ajudar a reduzir a barriguinha de chope dos homens.
Para a Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a barriga masculina representa o acúmulo da energia yin e turvacidade (na medicina ocidental um exemplo é o colesterol) do baço pâncreas e do plexo mesentérico. Isso significa na prática uma alteração do metabolismo.
A redução e diminuição do metabolismo do baço pâncreas é devido à alimentação desregrada, à falta de exercícios físicos. Esses são motivos que levam à turvacidade e consequente aumento da circunferência abdominal.
Hoje a ciência já detectou que o homem com maior acúmulo de gordura abdominal tem maior propensão a doenças cardiovasculares. Por isso o risco não se restringe às pessoas obesas, os magrinhos com a barriginha de cerveja correm o mesmo risco.
Os chás de um modo geral promovem a melhor circulação da energia do BP (baço pâncreas) responsável pela eliminação dessa turvacidade. Por isso o hábito de tomar chá pode promover melhor desempenho do Qi Hua, que é a conversão de matéria em energia.
Consumo de chás
A palavra fitoterapia vem do grego phytos (planta) + therapeía (terapêutica), ou seja, a cura através das plantas.
Fica aí a sugestão antibarriga através de alguns chás como: chá verde, cavalinha, cana-do-brejo, erva-doce e picão.
Coloque uns dois punhados de cada na mesma infusão em um litro de água fervente, apague o fogo e deixe a panela tampada por 3 minutos. Tome um litro durante o dia.