por Jou Eel Jia
Perturbação do sono gera desgaste e tensão. Tensões e alterações ocorridas durante o dia causam quadro clínico de insônia, caracterizada pela dificuldade de pegar no sono, de permanecer dormindo ou a presença de um sono perturbado, inquieto ou de má qualidade.
10% da população sofre de insônia crônica e 50% apresenta insônia durante uma determinada fase da vida.
A insônia diminui a expectativa de vida do indivíduo que dorme menos de quatro horas por noite, pois ele não repõe as células, isso pode acarretar doenças como problemas cardíacos e derrame.
Tempo de sono
Um bebê amamentando dorme cerca de 20 horas, uma criança dorme entre 10 e 12 horas e um adulto em média sete horas. Mas esse período pode ser variável de acordo com o metabolismo. Com o avanço da idade a necessidade de sono diminui, pois em função do baixo metabolismo, a necessidade de repor energia é menor. É por isso que o idoso dorme pouco.
Tipos de insônia
Insônia primária: sem causa específica
Insônia secundária: tem como base as emoções, dores e desordem física
Insônia terminal: a pessoa acorda às quatro da manhã e não dorme mais
Sono não reparador: a pessoa dorme a noite toda, mas acorda cansada
Drogas e o sono
O uso ou abstinência de drogas como remédios para dormir emagrecer, quimioterapia e drogas em geral levam ao distúrbio do sono.
O sono e a energia do coração e do fígado
A insônia segundo a MTC, é gerada por um distúrbio da energia do coração e do fígado. O sono é vital para reabastecer a energia do fígado (Yin) ligada às emoções, sendo um fator regenerativo. Isso porque o sono tem por objetivo desenvolver a mente intuitiva e criativa; bem como lidar com nossos sentimentos em relação ao mundo. Esse descanso faz com que a pessoa diminua a irritabilidade das imagens mentais, por isso que quando a pessoa tem um dia estressado ela dorme mal.
A energia do coração (Yang) é o conhecimento máximo da nossa razão, reflexo e coordenações. A energia do fígado é responsável por nossas atividades mentais emocionais. Por isso a energia do fígado e do coração tem de estar equilibradas, a alteração de uma ou de outra gera a perturbação do sono. Ou seja, o distúrbio do sono é causado por uma briga entre o lado emocional e o racional.
Entre algumas ações para melhorar a qualidade do sono recomendo: meditação, psicoterapia, não comer muito tarde, chás de valeriana, maracujá, melissa e a higiene do sono.