E-mail enviado por uma leitora:
“Esse isolamento social está me trazendo uma sensação de vazio, está me fazendo me sentir mal, me sentir angustiada no meu namoro Tenho quatro anos de namoro, sinto-me como se estivesse cansada com tudo à minha volta.”
Resposta: Cara leitora, a sua sensação está totalmente de acordo com o momento de vida que estamos passando. Somos seres biológicos, que historicamente sempre vivemos em grupo para garantir a existência da nossa espécie. E nesse momento de vida, apesar da distância física, estamos garantindo a nossa existência com o isolamento social e não tem como não pensar que de certa forma, para garantir, precisamos unir forças e tentar ao máximo mantermo-nos isolados e assim nos tornamos novamente um grande grupo com o mesmo objetivo, o isolamento.
O isolamento pode estar afetando ou aumentando a sua sensação de vazio. Isso talvez ocorra porque estamos convivemos mais conosco de forma solitária. Assim poderemos nos tornar mais reflexivos sobre a nossa existência e também começar a fazer uma leitura mais profunda dos nossos sentimentos e sensações. De fato, algumas sensações podem ficar mais apuradas nesse momento. Logo, se você já tinha esse vazio, ele pode ter aumentado ou se tornar mais significativo conscientemente.
Por que sinto esse vazio?
Talvez tentar compreender o motivo desse vazio, possa te dar algum direcionamento para diminuir a angústia nesse período. Nomeá-lo também ajuda: vazio de amor, vazio de afeto, vazio de falta e etc. Quando percebemos o que precisamos completar nesse vazio, as coisas se tornam mais objetivas e podem ajudar a diminuir a angústia que ele te traz.
O que fazer com a angústia no meu namoro?
Sobre a relação de quatro anos, se eu entendi bem o que você colocou, é que você está em dúvida em mantê-la ou não. Caso eu tenha compreendido corretamente, talvez tentar fazer o mesmo objetivo de investigação como fizemos com o vazio:
Que relação é essa? Até onde eu quero ir? Quais são meus objetivos? O que eu espero o do outro? etc. A mesma investigação vale para o(a) parceiro(a): o que o outro espera dessa relação? Ate onde o outro está disposto a ir e investir etc.
Muitos casais estão em isolamento, cada um em suas casas, a distância pode “esfriar” um pouco a relação e trazer algumas dúvidas sobre sua continuidade. Talvez valha um exercício de pensar como você ficaria sem essa relação, por exemplo: se eu terminar hoje como vou me sentir amanhã, daqui quinze dias, daqui um mês, daqui dois meses e assim por diante. Talvez esse exercício te de um norte.
O isolamento social pode me deixar cansada?
Agora, sobre a sensação de cansaço, pode ser do estresse dessa situação (a pandemia) que nos acomete. Muitas pessoas estão trabalhando mais em home office do que se estivessem em seus locais de trabalho. A diminuição de exercício físico pode também aumentar esse cansaço, bem como o aumento da ingestão de gorduras saturadas, e fatores emocionais como a falta que você sente das pessoas ou do contato físico ou até mesmo sintomas de depressão ou ansiedade.
São tantas coisas né, cara leitora, nesse momento de vida? Que fica difícil saber o que realmente está para acontecer e isso gera uma extrema ansiedade, não só em você, mas garanto que pelo menos 90% da população sente algo similar ao que você relatou. Logo também estamos juntos nessa batalha contra o vírus para a sobrevivência da nossa espécie. Talvez canse, porque todos os dias “saímos” para essa batalha e todo soldado que está numa infantaria precisa garantir a sua vida e a do outro e isso realmente cansa e estressa.
Fique bem, e se necessário, busque ajuda. Estamos todos sozinhos hoje, para ficarmos vivos e juntos amanhã.
Atenção!
Esta resposta não substitui uma consulta ou acompanhamento de uma psicóloga e não se caracteriza como sendo um atendimento.