Por Emilce Shrividya Starling
Tenha a consciência que muito do seu sofrimento é devido aos seus padrões mentais negativos. Entenda que somente você pode se libertar dos conflitos interiores. Perceba a inutilidade de se autotorturar com pensamentos negativos, momentos tristes do passado ou com expectativas pelo futuro.
Pare de remoer mágoas e ressentimentos. Dissolva a raiva acumulada. Em vez de sofrer inutilmente, desenvolva aceitação, tolerância, paciência, humildade e sabedoria. Ao fazer isso, acontecerá uma mudança interior, que é aprendizado e evolução espiritual. Você sentirá leveza e alegria.
Precisamos aprender com as lições que a vida nos dá, contemplando que virtudes o universo deseja que desenvolvamos. O sofrimento é uma oportunidade para transformar nossas emoções. Podemos nesses momentos difíceis encontrar a força interior e coragem para nos apoiar. Quando compreendemos a impermanência de nossas vidas, podemos nos adaptar mais facilmente a todas as situações e mudanças, sem ficarmos agarrados a elas.
Em vez de se lamentar, se sentir vítima, culpar o destino ou os outros, mude a si mesmo. Compreenda que o maior sofrimento está em sua própria mente negativa e que somente você pode mudar isso.
Sem medo de ser feliz, assuma a responsabilidade que vem com a maturidade e crescimento espiritual. Em vez de apenas tentar ser positivo, desenvolva determinação de alcançar o autodomínio e vontade interior através da meditação.
Pratique a Meditação com o mantra SO HAM, como ensinei nesse texto aqui.
Quando começar a meditar, é normal sentir a inquietação e turbulência da mente. Tenha paciência e busque o autoconhecimento com coragem para fazer mudanças significativas. Com a prática, você desenvolverá paciência, clareza mental, equilíbrio e tranquilidade.
Muitas pessoas acham que só vão conseguir paz quando conseguirem modificar seus filhos, marido ou esposa, filhos, amigos ou se as pessoas realizarem seus desejos.
Isto me lembra sobre o ensinamento de um santo, que orava a Deus:
“Ó meu Deus, conceda-me energia e determinação para modificar este mundo”. Muitos anos depois, ele sentiu que já não era mais tão jovem e rebelde e pediu: “Senhor, já não disponho de juventude e força suficiente para mudar o mundo, mas dê-me energia para mudar meus parentes”.
O tempo passou, ele se tornou idoso. E, percebeu que não tinha força suficiente para mudar seus parentes e rezou: “Senhor, dê-me força suficiente para que eu possa mudar a mim mesmo”.
Somente assim ele alcançou a paz. Então, depois disso, ele dizia a todos: “Quero alertá-los. Orem ao Senhor, desde o começo, para que vocês tenham energia e coragem para mudar a vocês mesmos”.
Outra maneira de alcançar paz e ficar livre do sofrimento é desenvolver bondade e amor. Seja bom e gentil para com você mesmo, se amando, cuidando de si mesmo. E, ao se amar, expanda esse amor sendo bom e amável com as outras pessoas.
Seja útil praticando boas ações em sua vida diária. Descubra suas próprias qualidades, e também veja o lado positivo dos outros, em vez de apenas ficar focado nos defeitos deles.
Encontre Deus em seu coração e perceba como a alegria brotará em seu coração, lhe trazendo paz. Torne-se um buscador da Verdade, do Amor de Deus em seu interior e sinta: Senhor, eu sou tudo em Ti, Tu és tudo em mim.
Quando você se estabelecer nessa experiência interna, conquistar uma mente estável, com autodomínio e amabilidade, você alcançará a tão desejada paz da mente. Invista nesta jornada interior e seja mais livre e feliz.
Namaste! Deus saúda e agradece Deus em você! Fique em paz!