por Roberto Shinyashiki
Onde está o sucesso de uma empresa?
Está na capacidade, no preparo, no envolvimento, no profissionalismo e no compromisso de seus funcionários.
Empresas de sucesso são aquelas que contam com profissionais conscientes e interessados naquilo que fazem.
Empresas que dão ótimos resultados são aquelas que contam com equipes campeãs, formadas por profissionais campeões.
Mas nada disso vai acontecer, se a empresa não tiver uma liderança que crie as condições para que sua missão seja cumprida e para que campeões se formem em seus quadros, ou campeões se interessem em vir trabalhar nela.
O papel do líder consiste em trazer os melhores profissionais para trabalhar com ele e ajudar a melhorar a atuação de cada um deles.
Uma boa ideia para que isso aconteça, é o líder fazer uma reflexão sobre como ele pode melhorar a própria performance. Sabendo como melhorar a si mesmo, ele poderá entender melhor como poderá ajudar seus colaboradores a também melhorarem.
Então, se você é um líder, habitue-se a criar listas objetivas sobre a sua equipe, para ter como referência para o seu modo de agir. Por exemplo:
Três listas essenciais:
– Faça uma lista respondendo à pergunta: “O que eu tenho de fazer para conquistar os melhores profissionais do mercado?”;
– Faça lista dos resultados que você espera de cada um dos seus liderados e do grupo como um todo;
– Faça uma lista das atitudes que seus liderados, sua equipe e você mesmo nunca deveriam tomar.
Essas são as três listas principais que recomendo e que não podem faltar em nenhuma equipe em desenvolvimento ou mesmo naquela que já atingiu o estágio de campeã. Mas você ainda pode criar outras com o mesmo propósito.
O importante é que você faça as listas e depois monitore o comportamento de sua equipe. Acompanhe cada um de seus colaboradores de perto e sempre lhes dê feedbacks sobre como estão e como podem melhorar o seu desempenho.
E também busque feedbacks de seus colaboradores, dos membros de sua equipe, das outras equipes, da chefia, enfim, de todos que possam contribuir para o aperfeiçoamento do seu grupo de trabalho.
Então, se você já é um líder, aí estão as dicas para conseguir o melhor de sua equipe.
Mas se você ainda não é um líder, essa é a melhor forma de se preparar para se tornar um.
Pense sobre isso com carinho!