por Angelo Medina
Se você não é um aficionado em carnaval, estes quatro dias de folia podem ser uma ótima oportunidade para você recarregar as suas baterias. Nesta entrevista ao Vya Estelar, a psicóloga Nida Violante autora do livro Manual Anti-estresse, ED Gente, desvenda os mecanismos deste mal, fornece dicas para combatê-lo e ter uma vida saudável. Ela ensina a utilizar as mandalas para concentrar energia. Faça um teste para saber se você viveu sob o estresse nos últimos 12 meses. Nida também fornece dicas para melhorar a sua vida.
Vya Estelar – O que é o estresse?
Nida – O estresse é uma espécie de colapso do trinômio físico, mental e emocional do ser humano em contato com o meio ambiente, causando perda de energia e desgaste. Enfim, uma resposta do organismo ao não se adaptar ao enfrentar uma situação. É como uma pane da máquina humana, ocasionada por uma inabilidade de adaptação do "Eu" às necessidades externas.
Vya Estelar – O que causa o estresse?
Nida – Os principais fatores que causam o estresse são os seguintes:
Materiais – falta de dinheiro, dívidas, perda de emprego, alterações da renda familiar para menos ou para mais, desafios intelectuais, transporte, trânsito…
Emocionais – perda de entes queridos, casamento, rompimento de relacionamentos, nascimento de filhos, fortes paixões, medo do futuro.
Vya Estelar – Quais são os primeiros sintomas do estresse?
Nida – Dificuldade de concentração, falta de memória, nervosismo, depressão, fadiga, alteração do sono e da pressão sanguínea…
Vya Estelar – A forma como encaramos o mundo pode causar estresse?
Nida – Sim e dou um conselho. Pense na sua vida como uma argila a ser modelada por você. Este trabalho será feito com o equilíbrio da mente, do corpo e das emoções. Esses três elementos dão a pessoa a quantidade necessária de energia para a sua existência e força para agir com produtividade.
Vya Estelar – Como equilibrar estes três elementos?
Nida – Eu sugiro que a pessoa trabalhe com algumas técnicas anti-estresse.
Vya Estelar – Quais seriam?
Nida – Eu destacaria os exercícios de respiração, relaxamento e visualizações. Estes exercícios devem ser praticados de 15 a 30 minutos por dia e de preferência ao acordar.