E-mail enviado por uma leitora:
“Bom dia! Gostaria de saber se a lombalgia acometida depois de uma atividade física; se um bocado da dor pode se irradiar para as pernas?”
Resposta: Essa dúvida é muito comum, apesar do termo lombalgia, ser genérico demais.
Lesionar a coluna vertebral em atividade física depende de variáveis multifatoriais, como tipo de atividade, intensidade, frequência associada ao biótipo físico do praticante bem como o estado físico da coluna vertebral em si.
O que é lombalgia?
A lombalgia por si só, significa dor em região lombar, que compreende a parte final da coluna, logo antes do quadril. Ela tem 5 vértebras, denominadas Lombar 1 a 5, sendo abreviadas L1 a L5.
Se houver uma lesão em L1 a L3, provavelmente poderá haver uma irradiação de dor na parte da frente da coxa.
Se houver uma lesão da L4 e L5, poderá haver uma irradiação para a parte lateral (de fora) da coxa, abaixo do joelho e até o dedinho do pé. Esse tema é amplamente estudado pelos fisioterapeutas e educadores físicos sendo que você pode pesquisar a palavra “dermátomo” e assim se aprofundar nos mapas da dor no corpo correspondente à coluna vertebral.
Minha melhor opção em lombalgia é parar a atividade física momentaneamente e procurar um médico ortopedista para avaliação clínica.
Boa sorte!
Atenção!
Esta resposta (texto) não substitui uma consulta ou acompanhamento de um profissional de Educação Física ou fisioterapeuta e não se caracteriza como sendo um atendimento.