por Rosemeire Zago
Resposta: Segundo a Associação Americana de Psiquiatria, a ansiedade se caracteriza por uma preocupação excessiva com situações triviais do dia-a-dia, causando muitos transtornos. É um estado afetivo caracterizado por um sentimento de insegurança; é um desejo ardente, uma aflição, uma incerteza quanto ao amanhã. É a sensação, às vezes vaga, de que algo desagradável está para acontecer. É uma necessidade de obter o controle, saber o que vai acontecer.
Apesar de ser uma resposta normal ao perigo físico – e pode ser uma ferramenta útil para concentrar a mente quando o fim de um prazo se aproxima – a ansiedade se torna um problema quando ela persiste muito além da ameaça imediata e passa a ser um traço da personalidade, onde tudo gera ansiedade.
Quando os sintomas como: preocupação descontrolada, inquietação, irritabilidade, apreensão, tensão muscular e problemas de concentração se tornam persistentes, afetando os hábitos e padrão de vida comum, configura se um quadro chamado de Transtorno de Ansiedade Generalizada – TAG.
Já a ansiedade normal apresenta proporção em relação ao estímulo.
Quais são as situações que lhe geram ansiedade e insegurança, você sabe?
A ansiedade gera insegurança, mas geralmente a insegurança é causada pela falta de autoconhecimento, que se obtém através de leituras, psicoterapia.
Sempre que perceber estar ansiosa e insegura, escreva as situações que aconteceram minutos antes, isso irá fazer com que identifique mais facilmente a causa de sua ansiedade e insegurança, aumentando seu autoconhecimento.