por Eduardo Yabusaki
"Preciso de um conselho, pois minha namorada tem muitas influências erradas e eu não gosto. Você acha certo pedir para ela terminar a relação com essas amigas?"
Essa situação bastante comum e extremamente delicada permeia a vida a dois.
Afinal, quando se está num relacionamento compromissado, as amizades tanto dele quanto dela podem se tornar um tormento para a boa convivência entre ambos ou socialmente.
Portanto, como qualquer outro assunto importante e delicado, precisa ser conversado, avaliado e resolvido.
Dois motivos para não interferir nas amizades do parceiro (a)
Impedir ou proibir a convivência com amigos (as) não é uma boa alternativa.
1º) Ninguém tem esse direito sobre o outro. Ou seja, amizades fazem parte da vida de qualquer pessoa e não deve ser o relacionamento um impeditivo para elas.
2º) Isso é muita desconsideração em relação ao outro. Ou seja, quando proíbo o outro de viver uma amizade, estou menosprezando a percepção e a crítica dele em relação às pessoas com quem se relaciona.
Mais do que querer impedir ou proibir, é mais sensato e saudável conversar sobre o que o incomoda nessa amizade, ou quais características dessa amiga o incomodam, e assim poder ouvir a opinião dela, que pode ou não ser a mesma.
Situação comum no dia a dia
Quando a amiga convida-a para ir à balada sabendo que você não gosta e não irá fazer tal programa, ao invés de questionar essa amizade, procure tanto você como ela, pensar sobre a validade desse conflito para o relacionamento. Dessa forma, se estabelece uma maior atenção para com a parceria de vocês. Isso certamente fará com que você e ela tenham um posicionamento diferente em relação às amigas, valorizando e reforçando a importância da boa convivência e entendimento entre vocês dois.
Confrontar com as amizades nem sempre produz um bom efeito, portanto procure aliar-se à sua parceira e reavalie com ela como isso pode afetar o relacionamento.
Como sempre afirmo o melhor caminho é um bom diálogo.