por Blenda de Oliveira
"Minha mãe tem raiva quando qualquer um de nós, filhos, estamos bem. Faz tudo para que estejamos sempre mal um com os outros e vive a nos culpar por tudo de ruim que ela tenha. Por que isso?"
Resposta: Sim, há mães que competem com o bem-estar dos filhos, requerem deles toda atenção e exclusividade. Apesar de maior parte das mães querer ver os filhos encaminhados nas suas escolhas, há exceções que consideram o fato dos filhos terem vida própria como uma espécie de abandono e começam a requisitar com chantagens, disputas entre os filhos e atribuição da sua amargura a eles.
Na maior parte dos casos são pais que criaram os filhos para seres seus pais e não permitem que filhos sejam filhos e tenham autonomia, vida própria e, acima de tudo, sintam-se felizes. A felicidade, o bem-estar dos filhos funciona como ameaça e abandono, quase uma deslealdade. Muitas vezes os filhos constroem uma vida muito próxima do que os pais gostariam de ter tido e nem sempre é muito fácil de tolerar.
É importante que você esteja atenta para não assumir culpas e terminar deixando de viver e cuidar dos seus interesses, objetivos e determinações. Mesmo que vivesse para sua mãe, ainda assim de nada adiantaria, já que o que ela vive diz respeito a ela. São questões da ordem da vida emocional: sua mãe provavelmente tem seus traumas e ressentimentos que dizem respeito ao modo como viveu e vive família, casamento, realização pessoal, que provavelmente estão presentes muito antes de ela ter se tornado mãe.
Boa Sorte!