Mechas: luzes, balayage, californiana e ombré hair; saiba a diferença

Falar de mechas é falar de luz! E realçar ou manipular a luz, no sentido literal ou metafórico. Esta sempre será uma obsessão do artista ou criador. O cabeleireiro não é exceção, no caso os fios de cabelo é sua obra-prima.

Provavelmente um novo nome para as técnicas de mechas será inventado ou reinventado, além dos mais populares. Desde que a indústria de beleza inventou o primeiro descolorante, não há mulher que não tenha sido atentada a testar as maravilhas possibilidades de um cabelo iluminado, mais claro ou todo louro. Há, e nos últimos tempos, os homens também!

Continua após publicidade

Essa é a questão. Em primeiro lugar, mechas de tonalidades diferentes da cor original não são necessariamente louras, ainda que no Brasil predomine a morenice e o cabelo escuro. Sendo assim, a técnica de descoloração é um recurso altamente sofisticado e de potencial bastante diversificado. Pode-se escurecer parte de um cabelo grisalho, por exemplo, ou misturar mechas vermelhas num curtinho strawberry blonde. Limitar a técnica ao louro é, no mínimo, uma pena para os envolvidos.

Luzes, balayage, californiana, ombré hair: diferenças



Luzes

Pequenos pontos de clareamento dos fios. São feitas a partir de mechas finíssimas espalhadas por toda a cabeça, para obter um rosto iluminado, porém, garantindo a suavidade. Ótimo para quem tem receio de mudanças drásticas. Técnica que pode ser feita com touca ou papel laminado.

Continua após publicidade



Balayage

As mechas são mais marcadas, sendo geralmente um trabalho na parte superior da cabeça, com direcionamento intencional. Ideal para quem tem um tom de cabelo definido e quer diferenciar causando um efeito mesclado de cores com tons mais claros. Este serviço dá condições de fazer tom sobre tom. Feito através de plaqueta.



Californiana

Continua após publicidade

Efeito praiano. A técnica chamada “californiana” foi inspirada no estilo dos surfistas da Califórnia, que passavam parafina nos cabelos, que clareavam com a ajuda do sol. As extremidades dos fios acabavam ficando mais claras que o restante do cabelo. A técnica é uma opção versátil, que combina com todos os tipos de cabelo, sem dar tanta iluminação ao rosto, pois a raiz se mantém geralmente na coloração natural.



Ombré hair

É indicado para todos os tipos de cabelo, já que funciona como um degradê da cor original, portanto, o tom usado para as mechas dependerá da cor natural do cabelo de quem se submeter à técnica. As mechas são feitas no comprimento, a partir de sete dedos abaixo da raiz em direção às pontas e podem ser usados dois tipos de tons – quente e frio – para fazer o clareamento. A técnica deixa o efeito muito suave e sofisticado.

A cor natural do cabelo pode ser clareada pela superoxidação de coloração permanente, classificadas como superclareadores, ou pela descoloração convencional da melanina, fazendo uso e aplicação da mistura de pó descolorante com creme oxidante da alta volumagem. Essa descoloração não somente degrada parte da melanina, como altera sua estrutura química, deixando o cabelo sensibilizado e para isso devemos devolver a queratina ao cabelo e toda massa perdida como os nutrientes e aminoácidos.

Cuidados com os cabelos no verão

1. Faça um pré-tratamento poderoso

Hidratar o cabelo em casa ajuda muito a manter os fios saudáveis.

2. Proteja o cabelo da piscina

Muitas loiras já passaram pela situação de sair com os fios esverdeados da piscina.

3. Use filtro solar para o cabelo

4. Faça mais hidratações e reconstrução do seu cabelo

Seja feliz com seu cabelo no verão!